O HOMEM NA EDUCAÇÂO INICIAL

A escola Infantil e as primeiras séries do Ensino Fundamental tem uma carência enorme de professores do sexo masculino. Talvez possamos encontrar um ou no máximo dois, ensinando Educação Física ou língua estrangeira, mas regente de turma, aquele alfabetizador mesmo, que está com as crianças o tempo todo, são raros. Nas salas de aula dos cursos de Magistério raramente encontramos homens. Pesquisas feitas no Brasil trazem a confirmação: na Educação Infantil eles não passam de 1,5% e de 1ª a 4ª série somam 16,5%.

Os professores homens, sabem impor limites e entendem o universo infantil, tão bem quanto as suas colegas do sexo feminino.

É importante que as crianças tenham contato com adultos que transmitam força e atuação segura, de ambos os sexos, em todos os setores da vida, principalmente no ambiente escolar, onde elas começam a sua socialização, longe da proteção de seus lares. É importante para as crianças, perceberem que a sociedade é formada por ambos os sexos, e isso é ainda mais benéfico no caso de pais separados.

Ter contato com mulheres e homens é importante, pelo que cada um representa do ponto de vista cultural: A mulher é a protetora, o homem o que manipula as regras. A ausência de professores homens nas séries iniciais, pode no futuro complicar as relações de adolescentes com seus professores nas séries mais avançadas.

Nas escolas ou até mesmo no cerne familiar os homens conquistam com maior facilidade o "respeito da galera" , aproveitando-se de uma questão cultural.

Enfrentar um universo, onde predomina o feminino, é um grande desafio , porque muitas vezes os homens também sofrem preconceitos.

Geralmente a Educação Infantil e as séries iniciais não oferecem uma remuneração compatível com a função, se tornando uma atividade muito mal remunerada e com esse fator afastam os homens das salas de aula. Aí entra novamente outro fator cultural: O Homem é criado para ser independente e mantenedor do lar. Por mais independência que as mulheres tenham conseguido, um homem dentro de casa ou ganhando menos ainda é muito mal visto na nossa sociedade.

Historicamente, a profissão de professor de séries iniciais faz parte do universo feminino, exemplo disso são as Normalistas. Mas o Brasil está quebrando um tabu e esperamos ver mais homens nas séries iniciais. Eu tive o prazer de lecionar em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio. Hoje atuo com Educação de Jovens e Adultos e posso afirmar que a Educação Inicial é a base para a construção de uma carreira de sucesso para todo Ser humano.