QUAL SERIA O ANTÔNIMO DE VIOLÊNCIA?

Qual seria o antônimo de violência, a paz? No entanto, o que seria a paz para que ela cessasse a violência?

Muitas vezes a paz é confundida na pessoa de uma vítima, na omissão, na covardia, enquanto o contrário disso implica a falta de paz, ou seja, naquele que praticou violência, em um ato de coragem, naquele que falou mais forte.

Como ser objetivo diante de um tema que emerge a tantas subjetividades? Discutir causas de políticas públicas, falta de segurança, serviço policial tardio e às vezes falho, escolas que são às vezes abrigo para as gangues, desemprego que promove pessoas marginalizadas, desocupadas o que prolifera o maior número de assaltantes e traficantes na comunidade, por trás de tudo isso existe uma raiz.

Mas o principal fator que promove seja a paz ou a violência é mais subjetivo ainda, falho, tardio e relativo, a família, berço onde nascemos, crescemos e vivemos. Mas infelizmente, ainda não podemos responsabilizá-la por completo. Devido muitas serem formadas de modo tão repentino, despreparado e sem base.

O que cabe então a nós é a busca interior da paz, aquela que não se conquista de fora para dentro, aquela a qual não podemos responsabilizar nem forças externas, busquemos a paz inquieta que não se acomoda, não se omite, não se cala, mas luta por seus direitos e promove a paz.

Eclesia
Enviado por Eclesia em 11/03/2007
Código do texto: T408961