PROJETOS E VALORES!!!

A sociedade está em constante transformação, saímos da era da produção para a era da informação, e isso requer um aumento na demanda escolar. A sociedade sente-se instigada a buscar conhecimentos para lidar com a diversidade de situações postas. É uma verdadeira busca pela cidadania e nos tempos atuais, nenhuma caracterização da Educação parece mais adequada do que a associação da mesma à formação da cidadania. Percebe-se que a função da escola passou a ser mais abrangente, envolvendo também a disseminação de valores e a articulação entre os projetos individuais e coletivos.

Em se tratando de projetos, observa-se que esta é uma atividade inerente à natureza humana. Projetar, significa um pretender ser, buscar sempre realizar algo. Nenhum ser pode-se considerar realmente vivo se não tem projetos pessoais. Estes projetos, por sua vez, são arquitetados com base na definição de metas que são acordadas socialmente. Essas metas são escolhidas num cenário de valores e com isso, a escola como centro educativo, formadora de opinião precisa está sempre atenta às necessidades dos seus alunos, especialmente à construção desses valores. É mister perceber que além de terem seus projetos pessoais, os alunos precisam perceber a importância dos projetos coletivos na busca da cidadania. Articular os interesses dos projetos pessoais com projetos coletivos é, pois, o sentido mais abrangente da idéia de cidadania e o objetivo mais nítido da educação. Pois quem vive apenas de projetos de ordem pessoal, não garante para si mais que uma vida limitada, envolta no seu próprio mundo. Uma vez que fazemos parte de um grande grupo social, onde a consecução de metas coletivas é essencial para o desenvolvimento de um povo. Entra aqui a participação da escola, em semear valores universais que se realizam de acordo com cada cultura.

A escola, como parte integrante da sociedade, está voltada hoje para um ensino desenvolvido por meio de projetos, buscando desenvolver a autonomia do aluno. Conceito esse que envolve projetos individuais e coletivos, o que implica em estímulo à autonomia do aluno, onde ele desenvolve o sentimento de segurança sobre suas próprias capacidades, interagindo de modo orgânico e integrado num trabalho de equipe, e sendo capaz de atuar em níveis de interlocuções cada vez mais complexos e diferenciados.

Nessa ótica, acredita-se que os Parâmetros Curriculares Nacionais, elemento norteador da educação brasileira, apresentam uma perspectiva de ressignificar a educação. Pois há em seus objetivos a necessidade de se concretizar as intenções educativas em termos de capacidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da escolaridade. Sendo que esses objetivos se definem em termos de capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla.