A ORIGEM DA PALAVRA GAÚCHO

Pode uma palavra que define toda uma cultura e modo de vida não ter explicação plausível para sua origem? É o que acontece com a palavra "gaúcho". Se alguém pudesse reunir os mais respeitados filologistas e historiadores que se dedicaram à questão em uma sala, chegaria a uma conclusão simples: ninguém sabe de onde a palavra veio.

Isso não significa que sua origem não tenha sido pesquisada. No Rio Grande do Sul, na Argentina e no Uruguai, estudiosos das mais variadas áreas tentaram achar a sua origem. O escritor uruguaio Buenaventura Caviglia Hijo provavelmente foi o que fez a pesquisa mais extensa. E listou 36 possíveis origens da palavra, segundo autores argentinos, uruguaios e brasileiros. Entre as línguas apontadas como dando origem a ela, estão o português, o tupi, o guarani, o árabe, o castelhano, o araucano, o charrua, o latim, o gitano, o alemão, o francês, o inglês, o aimará, o hebraico, o quíchua... e mais algumas. Uma das "possíveis" origens é a palavra garrucho, que define o portador de uma garrucha ou garrocha (lança usada para cortar o jarrete do gado).

Assim, se alguém perguntar a um gaúcho o que significa o termo, ele poderá responder, de consciência limpa: "Gaúcho é algo impossível de definir". Dessa maneira, além de estar dando uma resposta aparentemente "profunda", estará escapando de explicar que, na verdade, nem os gaúchos sabem de onde veio o termo. E, como diz Carlos Reverbel, em seu livro denominado "O Gaúcho", talvez o melhor seja mesmo aplicar ao problema o ditado (gaúcho, por sinal), de que não se deve gastar pólvora em chimango e, ao invés de discutir a palavra, se fará melhor em tentar entender a cultura e a história do povo dos pampas. (Por: Lígia Gomes Carneiro).

Fonte: Internet
Link: http://www.riogrande.com.br/historia/temas_origemgaucho.htm
Maysa Barbedo
Enviado por Maysa Barbedo em 15/03/2007
Código do texto: T413339
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.