PÔ, BENTO XVI, SACANAGEM...

O mundo está mesmo louco, a maior surpresa do carnaval foi a renúncia de Bento XVI. E eu esperava que Paulo Barros tivesse o baralho na manga, mas parece que Thor optou por seu patrício na hora de acender seus raios em forma de holofotes. Um susto maior do que o famoso Cristo Mendigo do, ainda vivo e eterno pontífice do carnaval, Joãosinho XXX. Desde 1989 o carnaval não era tão surpreendente!!!

Mas alegorias e adereços a parte o enredo é fabuloso. Um papa desistindo da cátedra de Pedro... Claro que já apareceram os historiadores para dizer que este não foi a primeira renúncia na história da Igreja Católica. Um certo Celestino, um monge, que só aguentou seis meses a frente da barca de Cristo e voltou ao monastério. Outros anunciam em viva voz que tal acontecimento é previsto pelo Direito Canônico. Agora se analisarmos os fatos pelo cunho espiritual, Bento XVI, deu um tiro no pé. Diferente de seu antecessor, João Paulo II, que cumpriu fielmente a missão que lhe foi dada por Deus e fez de seu sofrimento uma forma de evangelização, Bento XVI, desiste... argumentando com a saúde!

Se doença fosse desculpa Pio XII -cardiopatia -, JoãoXIII - câncer no estomago- e Paulo VI -insuficiência respiratória, teriam renunciado... Lembro aqui das palavras de Dom Paulo Evaristo Arns, quando Albino Luciani foi aclamado papa em 1978: " Não se preocupe Santidade, Deus dá o jugo, mas sempre concede um burrico para aliviar o fardo.." João Paulo I , aceitou o cargo e mesmo com uma cardiopatia grave manteve firme no timão da Igreja ainda que por apenas 33 dias. Parece que Bento XVI preferiu sair de cena, numa especie de getulismo católico: Saio do papado, mas entro para história.

A renuncia de Bento XVI contradiz todos os seus discursos sobre a mortificação, a necessidade de assumir as responsabilidades, e sobretudo a fidelidade a missão que Deus lhe confiou. Agora, é só esperar, teremos uma verdadeira debandada de padres, freiras e religiosos... Afinal se o líder máximo não suportou o jugo porque os padres terão que cumprir a missão.

Bento XVI, estava indo bem, apresentando uma teologia muito mais aberta do que se julgava que teria, gostei de seu ultimo livro que desmistificou a imagem do Natal de Jesus, tornando minha fé mais madura ... Enfim foi uma surpresa sua renúncia e tudo o que surpreende provoca teorias da conspiração... Até que ponto um urubu estará fazendo as vezes da pomba do Espirito Santo? Estará renunciando para abafar um escândalo sexual sem precedentes ou injustificável ? Estará Bento XVI sendo vítima da pressão dos Opus Dei? Teremos um Papa chinês? Ou será que teremos um africano ou um hindu? Será um iluminati? Enfim Bento XVI chutou o pau da Basílica de São Pedro, para o delírio dos escritores e agonia das beatas...

Uma coisa é certa, Bento XVI, sacaneou todo mundo que acreditou na firmeza de sua fé.

Resumo da ópera... Só tenho dizer uma frase de sambista:

- Pô, Bento XVI, sacanagem...

Paulo Fuhror, católico estarrecido.