Encarnação e Reencarnação

ENCARNAÇÃO E REENCARNAÇÃO

Todos os espíritos estão sujeitos a reencarnar, essa é a lei!

O propósito maior da reencarnação é o crescimento espiritual onde o espírito adquire consciência e através das experiências passa por situações que vão lhe dando inteligência e moral e nesse processo erra muito, mas também acerta, o que o faz a ser responsável por seus atos.

O Livro dos Espíritos, na questão 132 – Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?, nos diz: “Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar a perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação. Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. ...”

Refletindo sobre essa resposta concluímos que para qualquer um de nós poder compreender as coisas de Deus é imprescindível vivenciar. Concluímos que sofrer os reveses físicos faz parte do aprendizado e por isso nos primórdios da nossa civilização sofremos a devida cota que nos é reservada para angariarmos o direito ao bem estar e a felicidade. No entanto, novamente nos reportamos ao Livro dos Espíritos para explicar o porque do agravamento de nossos sofrimentos numa época onde a ciência e a tecnologia estão tão avançadas.

Na Questão 167 – Qual o fim objetivado com a reencarnação? Pedimos sua atenção para a resposta: “Expiação, melhoramento progressivo da Humanidade. Sem isto, onde a justiça?”

É interessante observar que nas duas questões aparece a palavra expiação, porém fiquemos atentos a frase “para uns, é expiação” da questão 132, o que nos leva a entender que por ser o significado da palavra expiação: pagamento de uma pena, um castigo; obviamente a palavra encarnação, neste caso, não se refere, para uns, a primeira experiência na matéria, justamente porque se não fosse a assistência de espíritos delituosos vindos de outros orbes o progresso da humanidade estaria terrivelmente muito mais atrasado, tanto no aspecto intelectual quanto moral. Já na questão 167 os espíritos são explícitos ao afirmarem expiação, justamente por estarmos aprisionados a tendências adquiridas no passado. É importante esclarecer também que a palavra expiar está intimamente ligada as provas que passamos em nossas vidas, pois Deus não nos dá um sofrimento maior do que aquele que podemos suportar. Quando passamos por uma prova, não podemos esquecer que ela é o teste para uma reformulação interior que invariavelmente veio através de alguma forma de sofrimento.

Humberto S. Espírito Santo Jr.

Humberto S Espirito Santo Jr
Enviado por Humberto S Espirito Santo Jr em 17/03/2007
Código do texto: T415863