A TRISTE REALIDADE DAS ESCOLAS CATARINENSES

A má qualidade das estruturas físicas das escolas infelizmente é uma realidade em Santa Catarina.Exemplo disso é o complexo escolar Pedro II de Blumenau. Na maioria das escolas, os diretores são indicados por cargo de confiança e ficam com as mãos atadas para cobrar do Governo verbas para a realização de obras de benfeitorias.Outro problema das escolas catarinenses é a falta de estrutura para receberem alunos com deficiências físicas. Não existem rampas ou banheiros adaptados para atender essa "clientela", muitas vezes contrariando o que "reza" a lei. Se as escolas públicas adotassem o sistema de eleições, como já vêm fazendo os municípios, a vontade da comunidade seria feita e a participação popular seria mais intensa, além da legitimidade do Diretor escolar lhe conferir mais autonomia, sem falar no processo democrático que traria inúmeros benefícios para alunos, pais e professores. Não adianta falarmos em políticas públicas sem antes mudarmos a estrutura das escolas. A comunidade é rica em idéias e muitas vezes esbarram numa burocracia arcaica, onde políticos manipulam escolas e fazem de cargos públicos moeda de troca de favores! Se Santa Catarina não acordar para esse problema e exigir a eleição para diretores, fazendo valer a vontade comunitária, veremos muitos "Pedros II irem à lona"!O prazer da leitura é outro problema que surge nas escolas catarinenses, onde não dispõem de bibliotecas e de acervos de livros para os alunos e professores. A leitura não é prioridade. A leitura têm uma dimensão politizadora, o que pode ferir interesses escusos de partidos políticos. Por isso é interessante que o povão continue na "Caverna de Platão", mergulhados na ignorância e seguindo como gado para o curral em períodos eleitorais.Uma escola de qualidade deve ser desvinculada da ação protecionistas de partidos políticos. O Estado de Santa Catarina, deve tomar uma providência urgentíssima para socorrer a escola pública e fiscalizar com mais afinco o que vem sendo desenvolvido dentro das escolas. Não adianta copiar programas de países desenvolvidos, com outra realidade social e implantar no sistema educacional brasileiro, sendo que possívelmente não dará certo. Exemplo disso é o programa Escola Integral, que é deficiente e nítido a falta de estrutura. E não me venham com números, pois uma simples visita em qualquer escola que tenha esse programa irá mostrar que "destoa" a realidade dos dados apresentados! Catarinenses, vamos levantar a bandeira por uma escola de qualidade e chega de "Pão e Circo" (Panis et Circencis) é uma paráfrase à conhecida política do Imperador César, aplicada ao Antigo Império Romano, uma maneira de contentar a população oferecendo comida e diversão, dessa maneira obliterando o espírito crítico e a capacidade ativista e contestadora) afinal o Império romano já caiu faz tempo!