Abutres, corvos ou urubus... Aves de mau agouro? (EC)

Desde minha tenra idade tenho ouvido insistentemente que um grande pássaro de mau agouro é o urubu, que dentre outras coisas é o símbolo do clube brasileiro que possui o maior contingente de torcedores, e para aqueles que não são muito ligados às coisas esportivas, ficarão agora sabendo que se trata do CR Flamengo do Rio de Janeiro!

Esportividades à parte, uma grande dúvida que me assolou desde tempos passados e que somente depois de adulto foi sanada, prendeu-se ao fato do porquê de tal animal ter sido predestinado ostentar este nada honroso titulo.

Em absoluto, sabíamos discernir qual a diferença entre o urubu, o corvo e um abutre, ocorrendo que sempre que víamos pairando nos ares, de forma imponente uma grande ave, gritávamos:

--- Olha lá um urubu!

Enquanto outros retrucavam:

--- Que nada! É um corvo!

E outras mais sofisticadas:

--- Imagina! É um abutre!

Então, curioso como sou, recorri aos préstimos do Dr. Google para sanar minha curiosidade e encontrei em resposta postada à indagação feita por um interessado, nas respostas da página Yahoo Brasil! Respostas, a seguinte resposta dada por uma senhora que se identificou como Senhora Lupita e que agora divido com meus prezados Amigos RL:

Todos eles são necrófagos, ou seja, se alimentam de animais em decomposição, são os garis da natureza, tendo como principal função a profilaxia na remoção de corpos em decomposição, que encontram facilmente, devido à visão e olfato apurado, e este é um benefício para a sociedade, pois nada na natureza foi criado sem uma função, para o equilíbrio natural.

O Urubu e o Abutre são parentes, tendo como única diferença que os abutres descendem da Ásia , Europa e África, são enormes podendo chegar a um metro de comprimento, enquanto os urubus surgem tão somente no continente americano todo, são muito menores que seus parentes.

Já os corvos têm ampla distribuição geográfica nas zonas temperadas de todos os continentes, mas diferentemente dos outros que só se alimentam de carniças, eles também se alimentam de insetos,frutos, alimentos de origem animal e vegetal, não sendo exclusivamente carnívoros.

A DIFERENÇA PRECÍPUA É QUE ENQUANTO O CORVO É ESSENCIALMENTE PREDADOR, O URUBU É DECOMPOSITOR, TENDO NO ECOSSISTEMA IMPORTÂNCIA RELEVANTE PARA MANTER EQUILÍBRIO DA CADEIA ALIMENTAR À QUAL PERTENCE.

Importante ressaltar é que todos têm uma função e são úteis à sociedade.

Lembro-me também que os adultos ensinavam as crianças que não deveriam exterminar qualquer das aves, pois estariam prestando um desserviço à humanidade e que quando viam pairando em seu voo garboso pelas campinas, lixões ou descampados, as aves imponentes, diziam:

--- Xíííí! Deve ter alguma coisa morta por aí... Cruz credo, ave Maria!

E persignavam-se...

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Pássaro de Mau Agouro

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/passarodemauagouro.htm