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OPERADORA VIVO - ELES SÃO MESMO MUITO VIVOS


(A) Prólogo: Acredito que todos aqueles que possuem um aparelho celular já tenham percebido e sentido na pele que todas as operadoras de telefonia celular que operam no Brasil deixam muito a desejar, seja no aspecto técnico, seja no aspecto ético e moral. Não vou me estender no campo da telefonia celular, mas sim na tecnologia móvel 3G que possibilita o acesso à internet através de um modem.
 
(B) A história: Em janeiro de 2011 adquiri a internet móvel da Vivo com capacidade de 1 Giga, que era a única opção na época. A tarifa contratada foi de R$ 89,90/mês. Na internet móvel é assim: quando você esgota seus créditos em gigabytes, existem duas opções: ou você fica com a conexão mais lenta ou paga o excedente para que mantenha a mesma velocidade de transferência de dados. Só que eles não são claros de quanto é esse valor. Fiz a besteira de autorizar o excedente uma vez, em setembro de 2011, e a minha conta com vencimento em 17/10/2011 chegou a R$ 389,90, ou seja, um acréscimo de R$ 300,00. Fui “garfado” acintosamente. Paguei o valor sem contestar, um erro que cometi e do qual nunca me perdoei.
 
No mês de março de 2012, incentivado por uma promoção no aumento de 2 para 10 gigabytes, fui a uma das lojas da Vivo ver do que se tratava. O valor mensal passaria para R$ 99,95. Fiz as contas: de 2 giga para 10 giga, um aumento de apenas R$ 10,00 era vantajoso e autorizei a alteração.
 
Correu tudo bem até chegar a fatura com vencimento para 17/11/2012, que chegou a um custo de R$ 289,39. Desta vez reclamei no telefone *8486 e a atendente me explicou o seguinte: a Vivo estava ofertando a passagem de 10 para 20 giga por um adicional mensal de apenas R$ 1,00 (isso mesmo, um real). Só que por um erro do sistema (sempre o sistema, coitado) haviam cobrado os 10 giga (R$ 174,98), mais os 20 giga (R$ 403,80), totalizando R$ 578,78. Mas tinha desconto, porém não claramente especificados na fatura, a saber: descontos e promoções R$ 289,39. Subtraindo-se o desconto do valor total chega-se ao constante na fatura: R$ 289,39. Fiz a contestação, a própria atendente reconheceu o erro e fez os acertos necessários, cancelando a fatura imprópria. Fui avisado que, a partir de fevereiro iria pagar o valor mensal de R$ 100,95. Aceitei e tudo corria bem, até...
 
Pois é, até chegar a fatura com vencimento para 17/04/2013, no valor de R$ 201,90. O que teria acontecido? Mais uma vez tive que ir a uma das lojas Vivo, pois nos telefones *8486 (ligação de celular) e 1058 (ligação de fixo), que são disponibilizados para os contatos, nem o Ser Supremo consegue completar a ligação. Na loja, o educadíssimo atendente me explicou o seguinte: “É que terminou a promoção que o senhor tinha e agora é esse o valor”. OK, acabou a promoção, mas ninguém havia me avisado disso quando aceitei a migração para 20 gigabytes. Ele ainda tentou convencer-me a instalar internet fixa numa segunda linha que tenho em minha residência, e com isso conseguiria um desconto na prestação do 3G. Não aceitei, pois quanto mais você contrata serviços da Vivo, mais aborrecimentos você vai ter. Resumo da ópera: reduzi minha internet móvel para 5 gigabytes a um custo mensal de R$ 99,90, segundo ele, sem pegadinhas. O atencioso atendente ainda tentou contestar a conta de R$ 201,90 via telefone da loja, alegando que eu não havia sido informado corretamente, mas não conseguiu. Motivo: a linha estava fora do ar. À noite tentei novamente... Não consegui.
 
(C) A estratégia da Vivo: eles são realmente muito vivos, muito sacanas mesmo. Ao ligar para um dos dois números citados acima, você tem que se armar de paciência. Primeiro, o eletrônico que te atende fala um monte de bobagens, opções, blá, blá, blá, até que chega à ultima opção que é... isso mesmo, “para falar com um de nossos atendentes, disque 9”. Aí você disca 9, começa a ouvir uma musiquinha de péssima qualidade, repetitiva e irritante para lhe cansar e levá-lo à desistência da chamada. Certamente já é tudo esquematizado. Isso, quando depois de muito tempo ali que nem um idiota, a ligação cai e deve-se começar tudo novamente. Essa esperrrrrrta operadora faz de tudo para dificultar o acesso a ela. E consegue. Não é sem motivo que é uma das campeãs em reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.
 
(D) Final: Quando você vai a uma das lojas dessa operadora, vê um monte de cartazes com pessoas sorrindo como se fossem as mais felizes do mundo com os serviços oferecidos. É a mesma estratégia dos bancos. Será que alguém ainda acredita nessas histórias e visões da carochinha?
 
(E) Nota de rodapé: VIVO? Fuja deles, pois são de MATAR !!!
 

 
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