FELICIDADE COM UMA PONTA DE SADISMO

Aficionado da televisão, não posso deixar de assistir alguns casos de crimes que são resolvidos graças às técnicas modernas, por vezes envolvendo recursos da medicina ou outra tecnologia. Onde há crimes, há vítimas. É muito comum depararmos com o repórter perguntando à vítima, depois da condenação do criminoso: “Está feliz agora?” A resposta quase sempre é: “Agora estou feliz.”

Não deixa de haver certa satisfação quando vemos a lei cumprida e a justiça agindo e pegando um criminosos. Afinal, o Estado cumpriu sua função como deve ser. Contudo, nosso questionamento não é esse. O questionamento é se podemos chamar isso de “felicidade”? Quando somos vítimas de criminosos, nossa vida sofre por ação alheia e, acertadamente, tentamos recuperar a felicidade e, por momentos, acreditamos até em vingança. São sentimentos compreensíveis que não devem ser alimentados. Mesmo porque, se impusermos sofrimento a outro, mesmo que seja apenas a troca de moeda, não encontramos satisfação nisso, ainda que houver justiça.

A empresa em que trabalhava sofreu um assalto. Houve registro no sistema interno de vídeo e a única certeza que tínhamos era do envolvimento de um ex-colega de trabalho. Demorou até a polícia conseguir botar a mão nos assaltantes que acabaram presos. Passado um mês, fui até o presídio visitar este ex-colega que ainda estava lá. Encontrei uma pessoa abatida com vinte por cento a menos no peso, resultado dos maus serviços do “hotel” em que estava. Havia perdido a prepotência depois de maus tratos de guardas e colegas de prisão. Senti-me muito mal depois da visita. Confesso que, por um momento, pensei em interceder por ele. Depois, lembrando-me de como ele colocou seus ex-colegas em risco, procurei esquecer o caso. Também não chorei quando soube que havia sido morto num outro assalto que participou depois de sair. No caso, apenas um acidente de trabalho.

Ao sabermos das atrocidades de certos criminosos torcemos para que recebam o mesmo tratamento que impuseram às suas vítimas. Nos países onde existe a pena de morte, a justiça é mais dura. Por vezes, as vítimas são convidadas a assistirem a execução. Não creio que haja registro de alguma que tenha sorrido ou mesmo saído exultante da sala de execução. Somos assim: humanos que não sentem prazer com o castigo alheio. Torcemos e exigimos que se faça justiça, que precisa ser feita, até porque a melhor maneira para inibir a ação de criminosos ainda é deixando-os na cadeia. Mas isso não traz felicidade, embora devolva um pouco da segurança perdida.

Os defensores dos direitos da pessoa humana exigem tratamento digno para os criminosos. Muitas instituições do gênero convocam seus membros para fazer visitas e levar alento aos raros que permanecem em presídios de más condições. Estas pessoas, ao verem o estado das celas, clamam por mudanças e até por liberdade dos presos. Estranhamente, as vítimas destes criminosos, por vezes incapacitadas de trabalhar por conta da ação destes, não são alvo de visitas de alento.

A justa punição de criminosos traz felicidade às vítimas deles? Não acredito que seja assim. Quando assistimos o corporativismo e as manobras jurídicas para que criminosos de colarinho branco não sejam punidos e permaneçam em cargos de influência, conseguimos entender os baixos índices da atuação efetiva do Estado, no caso dos bandidos que agem cara a cara com suas vítimas.