DOENÇAS

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

DOENÇAS

“Aconteceu que, ao entrar Ele num sábado em casa de um dos principais fariseus para comer pão, eis que o estavam observando. Ora, diante Dele se achava um homem hidrópico. Então Jesus, dirigindo-se aos interpretes da lei e aos fariseus, perguntou-lhes: É ou não licito curar no sábado? Eles porem nada disseram. E, tomando-o, o curou e o despediu.” – Lc. 14.1-4.

De todas as doenças enumeradas nos milagres e curas que o Senhor Jesus fez, esta é a mais intrigante. O dicionário da autoria de Aurélio define hidropisia como: “Acumulação anormal de liquido seroso em tecidos ou cavidades do corpo”. Seria tão perceptível assim a enfermidade daquele individuo ao ponto da narrativa ser assim colocada? Que deformidades apresentava aquele homem?

Em nossos dias a ciência medica tem debelado uma gama muito larga de enfermidades e doenças. As do corpo, quase sempre perceptíveis, estão expostas aos nossos olhos. Mas há as enfermidades da alma que nem sempre provocam somatizações. São ocultas. O mundo moderno produz em grande escala tal tipo de enfermidade. O cansaço e a opressão em nossos dias fazem abundar o número de pessoas deprimidas das mais variadas classes sociais, apesar das diversões e dos entretenimentos como os esportes, as novelas e demais frívolas futilidades.

Há alguns anos, um dos maiores mestres do estudo da alma humana indagava em um de seus livros: “Pode-se educar sem Deus?” A proposição era direcionada ao Ministério de Educação e Cultura de nosso país. Enquanto a hidropisia é exposta no corpo, o cansaço, a opressão e a depressão introjetam-se na alma, na psiquê. A cura do hidrópico foi um milagre de Jesus. A cura da alma oprimida também só pode ser definitivamente feita por Ele, o Senhor.

As múltiplas sessões de psicanálise, de psicoterapia podem ser alteradas por um milagre Dele. Enquanto levam dias, meses ou anos de tratamento, o milagre é, porém, instantâneo como foram e como são quase todos os milagres do Filho de Deus. É bem-aventurado aquele que consegue crer. Só uma palavra Dele, um só toque de Sua mão e o sofrimento se desfaz. Nova vida se inicia. O que estava morto reviveu, o que aparentava morte tornou-se ser vivente.

“Vinde a mim” – dissera o Mestre – “todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei...”. Jesus, o Cristo é o mesmo de ontem, de hoje e o será eternamente – relata a carta escrita aos hebreus. Conversão é voltar sobre nossos próprios passos. Se puderes crer, tudo é possível ao que crê.

Só Jesus.

-----------------------------

O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig,com.br No Google: serafim isidoro textos