Você é Feliz Hoje?

Pare agora e pense, você hoje já fez algo que realmente goste, que lhe dê prazer, que ficou realmente feliz em estar fazendo?

Tudo bem, alguns irão responder que sim, outros que não, têm aqueles que vão fazer uma piadinha boba para a pessoa que está ao seu lado, mas, e aí, qual é a sua resposta mesmo?!

É, quando somos pegos com uma pergunta simples e ao mesmo tempo complexa como essa, é exatamente quando paramos e pensamos, nem que por uma fração de minutos, em todas as coisas que realmente gostamos e deixamos de lado. E porquê deixamos de lado? Porquê essas coisas ficam esquecidas no tempo? Quanto tempo faz que você não toma um sorvete sossegado após seu almoço por exemplo? Quanto tempo não fica horas conversando com aquela pessoa com quem sempre adorou bater papo? E porque isso, porque não temos mais tempo para tais coisas?! Em que estamos tão ocupados assim?! Muitos estão pensando agora que o motivo é o trabalho, o estudo, trabalhos que têm para entregar... etc... Bem, essas coisas realmente nos tomam tempo, mas pense agora, olhe para seu lado, pense comigo, quem aqui desta sala também não tem que fazer tudo isso todo dia?! Qual é a questão então?!

Respondam-me, quem aqui trabalha no que gosta?! Quem aqui está estudando realmente o que é necessário para seguir a carreira que gosta de verdade?! E me respondam, quem aqui está apenas “seguindo o fluxo”?!

Sejamos sinceros, quem aqui nunca se perdeu no caminho indo para uma festa, uma balada, e aí o que fez na hora foi “seguir o fluxo”?! Entenderam onde quero chegar?!

Já ouvi inúmeras explicações sobre o que é paradigma, e confesso, a maioria delas não engoli! Como aquela, “Após anos quebraram o paradigma e passaram a usar ao invés de sulfite branco, o reciclado.” Isso não é e nem nunca será um exemplo de quebra de paradigma, isso pode ser encarado sim como uma preocupação com o planeta, conscientização de proteger o meio ambiente, ou até mesmo porque o sulfite reciclado estava mais barato!

Reflita sobre o seguinte, você já tem seus objetivos traçados?! E nesses objetivos, quais são suas estratégias, suas prioridades??

Sabe, tenho vários tios e tias, um mais louco que o outro, estilo família Buscapé! Bem, um pouco pior! Ao todo são 11 irmãos, contando com meu pai.

Eu cresci com o irmão caçula do meu pai, o meu tio “Feu”, sempre falando: “O que importa é o principal, e resto é secundário!” No começo achava que era bobeira dele, apenas um deboche, depois cresci mais um pouco e fiquei achando que era algo redundante, mas após um tempo, passei a concordar com ele!

Agora pense rápido, o que é importante na sua vida?! O que você procura?! Até o mais materialista aí vai “cair do cavalo” agora, porque garanto que deve estar pensando em ficar super rico, economicamente estável, com muito conforto, e tudo isso ele espera para que mesmo?! Para ser feliz!

Posso afirmar que todos nós então procuramos ter acima de tudo felicidade?! Não devo falar por todos, mas creio que a grande maioria concorda comigo, hein?!

Já demos um passo imenso então, entramos em um consenso! Queremos todos ser felizes, Viva, Aleluia, felicidade para todos nós!

Vamos então, pare e pense agora, hoje você é feliz?! O que lhe tira a felicidade hoje?! Acontece que muitos estão infelizes com seus respectivos empregos, com salário, com o chefe que não o deixa em paz, bem, motivos podemos ter vários que nos chateiam!

Mas lembram do meu tio, o caçula?! O que ele falava?!

Pois então, coloque a felicidade como seu ponto principal, como prioridade em sua vida! Mas não o coloque como algo que irá atrás, que ainda irá chegar, mas tem que ter isso como algo que é para hoje, para o seu agora!

Quanto à sua vida profissional, bem, a melhor forma de conseguir “aquele” emprego que deseja, é já estando empregado, nada como você poder procurar emprego com sossego!

Assim você pode escolher melhor, analisar as propostas, ou até mesmo procurar fazer por merecer, fazer aquele curso necessário para conseguí-lo!

E faça isso mesmo, progredir tem que ser uma constante! Seja feliz!

Não seja um mal-humorado, transmita alegria, bom humor, ria PARA a vida, e não DA vida. Quem ri muito DA vida, não ri porque é feliz, mas porque está desesperado!

Vá fazer aquele curso que precisa para trabalhar no que gosta, se estiver difícil, encare as dificuldades com felicidade, com um bom estado de espírito, todos nós sabemos que nunca é tão fácil quanto parece, mas também nunca é tão difícil como pensávamos! Claro que cem por cento do tempo sorrindo e “felizão” não tem como né, vai ter aquele dia que vai chegar o camarada te dando um tapinha nas costas e vai bater bem em cima daquela espinha que está imensa, e vai doer, mas você fará cara feia por 1 minuto, depois passa!

Procure aquela pessoa com quem gosta de conversar, que se sente bem ao lado, aliás, procure sempre estar em meio à pessoas com um bom estado de espírito, assim como o bom humor é contagiante, o mal-humor também! Saia de perto daqueles que parecem ter em sua companhia uma nuvem negra por trás! E lembra daquela pessoa com quem gosta de bater papo, não esqueça dela, ela também está com saudade de você!

Cumprimente as pessoas com bom dia, boa tarde, boa noite, mas que isso não seja forçado, que realmente seja o que deseja à elas, que seja de coração, diga às pessoas que ama, que as ama mesmo, mas muito melhor que isso, faça-as se sentirem amadas por você!

Trago o exemplo do meu pai. Ele sempre foi e até hoje é uma pessoa super alto-astral, de bem com a vida, porém durante 23 anos trabalhou naquilo que não gostava, química! Mas ele tinha se proposto a fazer isso, portanto, fazia bem feito, mas nunca gostou mesmo! Sua válvula de escape sempre foram suas poesias, que mesmo no meio do tumulto e estresse da fábrica ele encontrava inspiração! Mas claro que as vezes aconteciam tantos transtornos que nem a inspiração vinha!

Bem, mesmo assim ele conseguiu “progredir” até ocupar cargo de liderança. Mas sempre com aquela pontinha de infelicidade, por não estar fazendo o que gostava. Até que um certo dia, após uma troca de proprietários da empresa, o grupo que assumiu o comando chegou cheio dessas “teorias revolucionárias”, preferiram trocar o funcionário com 47 anos, 23 anos de empresa, com um salário até que considerável, provavelmente por jovens recém formados que aceitassem ganhar até 1/3 do salário antes pago! É a vida companheiro!

Foi um choque para todos, para seus companheiros de trabalho, amigos, familiares, e principalmente para ele. E agora, o que fazer?!

Ele então resolveu dar uma mudada no padrão de vida, claro, para o dinheiro “durar” mais, trocou o carro, e nisso, pegou um utilitário, já com uma data de vida até que antiga! Carinhosamente apelidada de Jabiraca! E com a Jabiraca passou a fazer fretes!

Bem, quase 8 meses se passaram, a empresa o chamou de volta. E aí vem a dúvida?! Voltar aquela rotina estressante que nunca gostou, ou continuar sua vida fora da empresa, sem chefes, sem satisfações à superiores. Mesmo com um salário menor, a qualidade de vida hoje já é outra, contato com pessoas a todos os momentos, cada pessoa que se muda, ou cada casal que se separa, é uma história diferente, muitas vezes a conversa demora mais que o próprio frete, e nessas conversas surgem ainda mais inspirações à suas poesias!

O que isso tudo ilustra?! Não é o fato de gostar de frete e não de química, mas sim os diferentes ambientes que o cercam! No caso do frete, isso passa a ser um detalhe perto da experiência em material humano, em estar fora das responsabilidades que exigem uma indústria. Não estou dizendo a você para largar o emprego e ir fazer algo do tipo “natureba”, algo inusitado, mas sim que procure coisas positivas, coisas boas, e se mesmo depois de procurar não encontrar, aproveite as oportunidades, porque elas não chegam batendo à sua porta, se está infeliz no que faz, se já procurou algo que lhe fosse positivo e não achou, não se lamente e acomode, corra atrás, progrida, cresça, seja feliz sempre, trace e alcance seus objetivos!

Não seja um mal-humorado hoje, não seja infeliz hoje achando que isso é um sacrifício que irá ter que fazer para ser feliz no futuro, seja feliz agora, e no futuro, continue sendo mais feliz, sempre!

Seja feliz, sorria, cante no chuveiro, ame, estude, trabalhe, e sempre, sempre faça tudo com muita paixão, isso tornará dificuldades mais fáceis, e sua vida mais emocionante e prazerosa!