PAI DE NAÇÕES...

PALAVRAS DE VIDA

PAI DE NAÇÕES, PAI DO CRISTO, PAI DOS CRISTÃOS

Lá pelos idos do século dezenove antes de Cristo, conta a Bíblia, saiu de sua região de origem mesopotâmica, um homem com a idade de setenta e cinco anos e rico, predestinado a ser o inicio de uma nova era em um mundo pagão, sem Deus. Abrão, cognominado depois Abraão, teve como destino o país Canaã, que deveria ser o berço de novo tempo na cronologia divina.

Começou nele e com ele, a geração de cinco básicas nações que foram: Ismaelitas, Israelitas, Midianitas, Edomitas e Árabes. Dele foram oriundos os patriarcas Isaque, Jacó e José.

O evangelho escrito por Levi, cognominado Mateus, relata no capítulo primeiro a genealogia de Jesus, traçada desde Abraão até José que foi marido de Maria, num desfiar de quarenta e dois nomes. O evangelista Lucas, entretanto é mais abrangente traçando a genealogia de José, passando por Abraão até Adão, o protótipo da raça humana. Abraão é de certa forma profética, o inicio do cristianismo. Foi dito que ele seria o ancestral do seu Descendente, o qual Paulo interpreta como sendo o Cristo, em Quem serão abençoados todos os povos da terra, fato do chamado futuro milênio do Messias.

Paulo apóstolo declara ser Abraão o pai na fé dos cristãos, gentios ou israelitas que, assim como aquele, crêem no Messias, Jesus de Nazaré, o qual declarou: “Abrão viu o meu dia e se alegrou”.

Tem sido do agrado de Deus estabelecer certos personagens como colunas em um plano global – Boulê – onde Sua soberania traça os destinos da raça humana. Não foi por acaso que déspotas contrários foram levantados e depois derrubados, como sejam: Faraó Ramsés II, Antíoco Epifanes IV, Adolfo Hitler o esmagador dos judeus da sua época, Herodes, Poncio Pilatos e Nero, inimigos do cristianismo.

No palco da história humana são colocados alguns em contraposição aos eleitos de Deus, contrários aos instrumentos do amor, da justiça e do bem.

O que Abrão foi para sua geração, o Cristo o é para os dias atuais e dirá em época determinada: “Eis-me aqui, e os filhos que Deus me deu” – Hb. 2.13 – já que espiritualmente somos gerados no Evangelho por Jesus, o Cristo, nosso Senhor – Tg. 1.18.

Só Jesus.

________________________

O Honoris Th. D., D.D. Pastor Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê do Novo Testamento: serafimprdr@ig.com.br No Google: serafim isidoro textos