Genealogias

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

GENEALOGIAS

Pelo menos sete mulheres denominadas Maria encontram-se nos Evangelhos: Maria, mãe de Jesus, Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e José, Maria mãe de Cleopas, Maria irmã de Marta e de Lazaro, Maria mãe de João Marcos, e Maria saudada por Paulo na carta aos romanos.

Muito nos incomoda o fato de não podermos ler mais acerca destas personagens importantes ao cristianismo. Entretanto, uma barreira discriminatória à mulher daqueles dias impedia aos escritores a menção mais detalhada daquelas que são a madre e o instrumento que trazem todo ser humano ao mundo.

De Maria, mãe de Jesus o evangelista Mateus, cognominado Levi, faz na genealogia do Mestre no capitulo primeiro do seu evangelho, no versículo dezesseis a única menção do nome dela, simplesmente referindo-a como esposa de José de quem, isto sim, é traçada a genealogia.

Naquele registro são mencionadas apenas três mulheres que são: Tamar, Raabe e Rute, em contrapartida a quarenta e dois nomes de homens. Sendo Mateus judeu e tendo por certo convivido honrosa e fraternalmente com a mãe do Salvador após a morte daquele, escrevendo o Evangelho a mais de cinqüenta anos daquele evento, nem assim considera de importância menciona-la em honra ou com detalhes, no que tange a sua genealogia.

José é o protagonista dos antepassados de Jesus, embora não seja de fato o seu progenitor. Bíblica e teologicamente se define serem inspirados pelo Espírito Santo os escritores dos livros sagrados. Entretanto, os seus estilos literários são humanos e demonstram o caráter próprio de cada um. Tal fato faz-nos entender que o intelecto, a alma do escritor não era “tomado”, dominado ao ponto de torná-lo inconsciente enquanto escrevia a sua obra.

A figura central do cristianismo é Jesus, o Ungido, o Messias, o Homem de Nazaré. Mas nem mesmo Dele são especificados muitos detalhes, como sejam: Sua infância, Seu relacionamento familiar, Seus estudos ou Sua juventude. Ninguém sabe o final que teve José, Seu pai adotivo. E de Jesus, somente três anos e meio do Seu ministério são registrados nos Evangelhos.

A luz principal no palco de tais evangelhos só nos é revelada em rápido vislumbre. Enquanto aos heróis e grandes vultos da história são dedicadas páginas e mais páginas de vida e biografias imensas, a história acerca de Jesus se limita a parcos capítulos, muito embora o evangelista João haja escrito que se os milagres feitos pelo Senhor fossem todos escritos, os livros daquela época não poderia conte-los.

Resta-nos então, em análise final, conhecer o Cristo pela fé, esse maravilhoso dom dado por Deus para que encontremos Nele a vida eterna. Conhece-Lo intima e pessoalmente em relacionamento diário, já que Ele morreu, ressuscitou após setenta e duas horas, está assentado a direita da Majestade e, tendo todo poder no céu e na terra, relaciona-se conosco pelo Espírito Santo.

Entendemos que se os evangelhos fossem escritos hoje em nossa sociedade, as suas heroínas seriam por certo melhor mencionadas. Desde Jesus, a mulher tem o seu valor destacado como ser humano fundamental da sociedade. O privilégio de ser mãe, co-participante com Deus na missão de trazer seres ao mundo não lhes pode ser negado. São bem-aventuradas e destacadas se permanecerem na fé e na comunhão do Filho de Deus.

Só Jesus.

_________________________

O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

No Google: serafim isidoro textos