" Construindo o profissional do século XXI"

A professora Terezinha Bazé de Lima, em seu trabalho: Construindo o profissional do século XXI, trás a tona a problemática educacional: como se preparar para enfrentar século XXI? Estamos prontos? Que desafios são impostos?

Logo no inicio de sua apresentação, já se mostra preocupada com a base da formação inicial e continuada. Num primeiro ponto nos trás a tona a reflexão: que é o ser humano e como se da a sua construção? Recorre a Aristóteles para definir o ser humano como um ser social. Torna-se impossível conceber o ser humano fora de uma sociedade e sem os valores intrínsecos ou extrínsecos adquiridos no seio desta. Fica a pergunta: “o que é o homem?”, sem, portanto buscar respostas prontas e definidas por diversas ciências. Vejo nesta pergunta algo muito superior às definições clássicas. Poderíamos refaze-la: que é o homem em sua totalidade; em seu meio; seu habitat? Foram apresentadas duas linhas de raciocínio: a naturalista e o culturalismo. Ao invés de apresentarmos definições em separado, podemos uni-las e tentar uma definição. O homem então seria um animal (que, porém, se diferencia dos demais pela racionalidade) cultural, ou seja, autor e promotor de cultura.É claro que seria ainda uma definição incompleta, haja vista que a própria autora, em outra parte do trabalho, reconhece que o homem é ainda um ser em construção. Partindo deste principio, seria uma incoerência dar uma definição conclusiva a tal pergunta.

Num segundo momento realça a importância do desenvolvimento humano. Faz-me lembrar o vir-a-ser de Heráclito. É de fato o homem um ser em formação, em mudança. Entende-se neste sentido as mudanças a que se faz necessário a adaptação. Não falamos aqui da estrutura física, mas das exigências quanto a formação cognitiva; educacional. Novos tempos, novos desafios, novas culturas e formas de visão. A autora explanou com bastante clareza, e, deixando nas entrelinhas, a sua preocupação com o futuro da educação. Isto fica bastante claro com a analise comparativa e estatística presente em seu trabalho.

Num terceiro momento nos é apresentado o perfil do profissional do séc. XXI, e o que se espera destes profissionais. É bastante taxativa ao comentar que estará fadado ao fracasso o profissional que não se aprimorar, se especializar e permanecer parado no tempo e espaço. Ainda vale lembrar que a educação do séc. XXI, diante dos desafios próprios do século, não pode ser trabalhada como a do séc. XX. São novas realidades, novos desafios.

No decorrer do trabalho a autora trás a tona citações de vários pensadores, o que serve para enriquecer sua obra e o conhecimento de seus leitores. Terminou sua obra com o tema: “Sucesso profissional”, alias, matéria recebida por e-mail, que tomo a liberdade de resumir:

1º- Seja ousado; destemido; inovador. 2º- O conhecimento é um bem precioso.Quem não se atualizar, reciclar freqüentemente, tende a falência. O conhecimento não é estático, mas dinâmico. 3º- Na esfera de valores, não pôr a vida profissional no topo, mas em igualdade de valores com a pessoal e familiar. 4º- Realizar o potencial, lutar pelo que se acredita e não se deixar vencer pelos obstáculos. 5º- Seja apaixonado pelo que se faz. Siga seu instinto, intuição. Só siga algum conselho se de fato acreditar que possa ajuda-lo em seus objetivos.

Fica-nos agora a pergunta: como enfrentar os novos desafios? O que nos espera? Estamos preparados? Como profissionais de educação, como estamos agindo? Há cursos de formação para preparar os profissionais para as diversas realidades? Diante de tudo que se pode absorver do trabalho do texto, como colocar em prática? Diante das diversidades culturais, como nos adaptar? Sendo os cursos e extensões apresentados de forma teórica e mesmo teórico-pratico, mas em uma realidade especifica, como adaptar o conhecimento adquirido para uma escola rural por exemplo? A visão de homem, cultura, sociedade, é universal ou está sujeito a regionalização?

O texto, de inestimável valor, ao tratar do profissional do sec. XXI, não entra em pormenores, deixando sabiamente em aberto uma série de indagações, oque com certeza leva a reflexões riquíssimas.

BJ Duarte
Enviado por BJ Duarte em 01/04/2007
Reeditado em 01/04/2007
Código do texto: T433868
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.