LIONS CLUBE INTERNACIONAL

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR*

"Você não pode ir muito longe se não fizer alguma coisa por seu semelhante".

MELVIN JONES

O Lions Clube Internacional foi fundado por Melvin Jones, oficialmente no dia 10 de outubro de 1917, embora começasse a funcionar e prestar serviços comunitários desde 7 de junho de 1917. Mencionamos de que desde sua fundação o Lions Clube Internacional tem sua matriz na cidade de Chicago, nos Estados Unidos da América. E até porque no meio do Lions existe a sinceridade, ex-vi o pensamento de Melvi Jones, de modo que "muitos estudiosos de Ética afirmam que o nosso Código é um dos mais profundos e práticos que já se elaboraram e a sua maior qualidade - realmente a alma fundamental do Código - é o seu terceiro verso: " .., ser leal com os clientes e sincero consigo mesmo", à semelhança do que Shakespeare escreveu em seu "Hamlet": "...Sê sincero contigo mesmo, e daí virá, como da noite vem o dia, não serás hipócrita para ninguém...". "(Hamlet, Polônio a Laerte, Atol, Cena II )".

Enfatizamos de que o Lions Clube Internacional é nada mais nada menos do que um movimento composto por homens e mulheres de elevada reputação e que se propõe desde sua fundação, sem fins lucrativos, políticos, religiosos, a promover os princípios éticos, o bem estar da coletividade e acima de tudo o congraçamento universal entre todos os povos.

A amizade resplandece no centro das relações praticadas entres os associados do Lions, de modo que fica evidenciado que "o mais belo pensamento do Código de Ética do Leão, está no quarto verso..."sustentar a amizade como um fim e não como um meio" e nas outras linhas que se referem às relações entre Amizade e o Serviço. Este pensamento posto em ação, torna um homem um líder real, um grande homem, porque o torna suficientemente elevado para resolver, em questões éticas, todas as dúvidas contra si mesmo", ex-vi a visão do bem comum de Melvi Jones aos seus filhos e companheiros do Lions espalhados elo mundo inteiro.

Etimologicamente falando, a palavra “LIONS” quer fizer ao pé da letra: Liberdade, Inteligência, Ordem, Nacionalidade e Serviço. É importante mencionar de que seus sócios são chamados de leões e as esposas dos sócios são chamadas de domadoras. As domadoras prestam serviços incalculáveis a instituição e a comunidade como um todo organizado sem interesse de autopromoção de quaisquer espécie, sempre promovendo campanhas e colaborando com seus esposos.

O Brasil está dividido em distritos leonisticos, cada distrito do Lions Clube tem seu próprio governador, vice governador, presidente de divisão e assessores. Os distritos leonisticos são formados por área geográfica não somente no Brasil, mas em todo o mundo. O “L” usado para identificar cada distrito leonistico não quer dizer propriamente dita Lions, e sim o símbolo que foi escolhido para identificar o Lions no Brasil, desde quando começou a funcionar em nossa Pátria. Assim sendo, cada país onde funciona o Lions Clube Internacional tem seu próprio símbolo que pode ser uma letra e ou um número.

Em síntese, a cidade de Santa Rita fundou desde a década de 80 do século XX, o Lions Clube Internacional, que vem prestando serviços a comunidade local dentro de sua filosofia e objetivos institucionais, graças a abnegação de seus fundadores, co-fundadores e associados que visam aliviar o sofrimento nas diversas áreas do saber do conhecimento humano através da prestação se serviços comunitários nas áreas de saúde (campanha de olhos), educação (fundação de bibliotecas e distribuição de livros, revistas, jornais, etc), bem estar (distribuição lanches, sextas básicas, agasalhos, etc), lazer (encontros festivos com a comunidade e convidados), e amparo a juventude e a melhor idade. É importante mencionar o trabalho desenvolvido pelos companheiros Carlos Antônio de Morais Santana (in memorian) e sua esposa Martha Falcão de Carvalho e Morais Santana e Rivaldo Moreira e sua esposa Vicentina Teixeira de Carvalho Moreira, que sem demérito aos demais associados, são indiscutivelmente os pilares do Linos Clube Internacional em nossa querida Santa Rita, graças ao Fórum de Debates Antônio Teixeira de Carvalho, pertencente a referida associação.

Em síntese, Melvin Jones nos ensina que o Código de Ética a ser seguido por seus discípulos no mundo é "naturalmente, todos os códigos conhecidos na História, desde o Código de Hamurabi, da Babilônia ( 1.686 a.C.) a Lei Mosaica, o Código Justiniano, até o de Napoleão, todos eram códigos legais e começavam com um imperativo negativo-"NÃO FARÁS...".- Um código semelhante estava fora de nossa cogitação. O que nós, finalmente, conseguimos foi o que se pode chamar de um "Código de Liderança", e não se encontra nele um só "Não farás...". Os aspectos aos quais, outros Companheiros e eu, desejamos dar especial ênfase era de que pelo Código, deve-se dar aos Companheiros o esclarecimento da dúvida: mostrar que a amizade é um fim e não um meio, que nenhum homem deve aceitar coisa alguma que lhe traga vantagem duvidosa". Mãos a obra!

.................

*(Sócio fundador do Lions Clube internacional em Santa Rita/PB).

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 28/06/2013
Reeditado em 29/06/2013
Código do texto: T4363188
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.