HÁ VAGA PARA FILÓSOFO

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

Eu pego um livro velho com reverência; sinto nele a substância inerente a toda criação do espírito: o desejo de alongar as fronteiras da existência, pela reflexão ou pelo sonho acordado...

Carlos Drummond de Andrade

É fato, e contra fato não se tem argumento, assim podemos afirmar de que a Filosofia ajuda a compreender justamente “[...] o desejo de alongar as fronteiras da existência” de cada ser humano, conforme enfoca Carlos Drummond de Andrade, portanto, não fica apenas do chavão, se é que podemos chamar de chavão a colocação de um dos escritores mais festejados da Literatura Brasileira de todos os tempos.

É certo de que tem gente que freqüentou e ainda freqüenta os bancos acadêmicos em todos os níveis do ensino que corre com medo de estudar Filosofia, tudo porque acha que a mesma é muito difícil e ou um bicho de outro mundo. Não! A Filosofia nos ensina a começar a pensar e a especular onde está a verdade, tirando as pessoas da alienação e do próprio comum. Tem gente que afirma que vivemos em um mundo pragmático. É importante mencionar de que o pragmatismo é uma corrente filosófica nascida no final do século XIX nos Estados Unidos da América. É certo de que o pragmatismo é a maior contribuição do pensamento na visão americana à Filosofia Ocidental, valendo destacar de que na sua base epistemológica, contem o chamado empirismo inglês do século XVII e bem assim o “Positivismo” do século XIX.

Sabemos que “a fundamentação teórica é necessária para que seja superado o espontaneísmo, permitindo que a ação seja mais coerente e eficaz. Aliás, é bom lembrar que o conceito de teoria não se separa do conceito de prática, que é o seu fundamento. Isso significa que a teoria não deve estar desligada da realidade, mas deve partir do contexto social, econômico e político de onde vai atuar”, ex-vi Maria Lúcia de Arruda Aranha, em sua obra Filosofia da Educação (1989).

O mundo vive o fenômeno dos chamados grandes espetáculos, onde são ovacionados e glorificados os vitoriosos, enquanto os derrotados não são ouvidos e pouco a história registra sobre ele. A nossa sociedade de consumo está interessa em algo que tenha aplicação imediata dos conhecimentos aprendidos, pois, valorizamos justamente o imediatismo em tudo que fazemos neste mundo do século XX, assim como o foi nos séculos passados, com raras exceções, daí porque a Filosofia não acha ou não encontra espaço em grande escala como as demais ciências que envolvem o conhecimento da humanidade.

A Filosofia ensinar o cidadão a pensar, a especular, quer saber das origens das coisas e de si próprio, desde a origem do mundo e da humanidade.

Até onde a história da humanidade registra os acontecimentos nas diversas formas e ou sistema de governos e especialmente nos regimes totalitários, onde a Filosofia aplicada no setor educacional, deixa de ser ensinar aos alunos, tendo em vista que a mesma tem como objetivo denunciar docentes, discentes e gestores em todos os níveis da administração pública que usam o sistema educacional de forma meramente ideológica, o que vale dizer que a educação assim concebida é um instrumento poderoso de dominação e alienação de um grupo social sobre os demais grupos. Infelizmente esse comportamento foi utilizado pela ditadura militar brasileira no período e 1964 a 1985, onde a disciplina e ou matéria Filosofia foi totalmente banida dos currículos da Educação Básica e até superior, onde todos os discentes eram obrigados a pagar uma disciplina chamada: Educação Moral e Cívica e OSPB – Organização Social e Política Brasileira, no ensino básico (o então ensino de 1º e 2º graus) e EPB – Estudos de Problemas Brasileiros no ensino superior.

Em síntese, a Filosofia é justamente uma reflexão e ou critica radical da sociedade e do cidadão diante de suas ações teóricas e práticas singulares e pluralistas, rigorosa e visa o conjunto de problemas, daí porque é inevitável sobre todos os ângulos do conhecimento acadêmico e ou não de que ela faça a reflexão sobre o ato de educar, jamais teorizando sobre a educação em si, o homem em si, e o valor em si, pois, tudo depende diretamente dos valores e objetivos focados para orientar a ação educacional. A Filosofia é importante em qualquer nível de ensino porque ela reúne o chamado pensamento fragmentado da ciência e procura reconstruir na sua unidade, daí sua relevância na prática pedagógica diária, a exemplo do que está acontecendo atualmente com o ensino obrigatório de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio, à luz da Lei nº 9.394/96, depois que o Brasil voltou ao regime democrático.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 29/06/2013
Reeditado em 29/06/2013
Código do texto: T4364610
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.