Você é grato à vida?

Você é grato à vida?

Nossa vida é composta de felicidades e aprendizados e há muito tempo, tenho em mim, o desejo de gratidão. Gratidão no sentido literal do termo. Procuramos sempre o lado não muito satisfatório da vida para darmos mais ênfase. No entanto, quero falar das coisas boas que, de fato acontecem em nossas vidas e, muitas vezes, nem se quer damos a importância necessária.

Digo do papel da mãe no lar: que nos ama sem esforços, nos auxilia sem desprezo, nos orienta com sabedoria e devoção, nos chama atenção com a razão, embora, sofrendo no coração. Digo do nosso emprego: que muito nos ensina e nos eleva. Pois, o trabalho edifica o homem em todos os tempos da humanidade. Aí está a Lei do Progresso. Digo da família: que nos faz cada vez mais unidos e solidários (creio eu). Digo do cognitivo: que nos possibilita pensar, aprender e adquirir mais conhecimentos, isto é, desenvolvemos intelecto. Sou preenchido de estímulos no campo cognitivo. Digo do motor: somos perfeitos, temos braços, pernas, olhos, boca, tudo em perfeito estado, devemos mais é agradecer, e sempre. Digo do afetivo: que diz respeito ao afetar e ser afetado. Em nossas relações, internas e externas, somos constantemente afetados e afetamos emocionalmente. Sou feliz por isso. Digo do social: que nos possibilita relacionar em sociedade, seja em casa, no trabalho, no templo, na rua, cidade, no estado, no país, no mundo. Estamos arquitetados em sociedade. O ser humano é um ser social, e quando ele assume esta denominação, acredito que o mesmo se humaniza, ou seja, ele se torna mais democrático, solidário, amigo, pois entende a necessidade do direito de todos, do respeito, do compartilhar, da comunhão, da amizade social. Nesse aspecto também sou feliz. Sou feliz, por estar aqui e poder dividir um pouco do meu cognitivo com aqueles que se dispuserem a me ler, por exemplo. Digo do espiritual: da vida futura, da lei do amor, da lei do progresso, da lei da reencarnação, do progresso espiritual, da vida após a morte, da lei de justiça, da vida espiritual.

O ser humano é composto dos seguintes aspectos: cognitivo, motor, afetivo, social e espiritual. Devemos pensar um pouco sobre isso. Não quero aqui, transcrever nenhuma ideologia Walloniana, mas acredito nestes pilares na constituição do ser humano, no seu sentido geral.

Todavia é preciso darmos atenção as pequenas coisas que nos acontecem no dia a dia, pois elas são o reduto da nossa Evolução cognitiva, motora, afetiva, social e espiritual. Por isso, lhe pergunto: Você é grato à vida?

Roberto Cerqueira Dauto

Professor e psicopedagogo

Roberto Cerqueira Dauto
Enviado por Roberto Cerqueira Dauto em 04/04/2007
Código do texto: T437053