OPÇÕES

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

OPÇÕES

“Quem está sujo, suje-se ainda...”

Ap. 22.15 (Versão Revisada -1990).

Declaração contundente porem distorcida na mente dos que vivem pautados pela lógica humana e carnal. O que comumente desejável seria que o sujo se limpasse ou fosse limpado, indicando ato de melhoria. Nem sempre o que é sujo o é por livre escolha. Há os que se sujaram devido a consequências alheias à sua vontade.

Analisando o texto através do seu contexto, lei da hermenêutica bíblica, percebe-se que a sujeira ali mencionada é a de pessoas que frente à iminência de uma destruição final, pessoalmente optaram viver livre e despreocupadamente o desregramento corrente da época.

A discutida expressão vem de um mensageiro de Deus que, como os demais arautos, humanos ou divinos, é o responsável em alertar o povo quanto ao perigo de ser condenado devido a ter um viver indigno da santidade e da justiça divina. Entre si e Deus o ser humano tem regras e tem leis por Ele estabelecidas. O livre arbítrio torna o homem responsável por suas escolhas. “Entrai pela porta estreita” preceituava o Mestre “porque larga é a porta que conduz à perdição e muitos são os que entram por ela”.

O sujo lida com a sujeira e se perderá nela. Da GEENNA, inferno, a Escritura se refere como tendo fogo e enxofre, figuras de purificação destruidora para o ar dos que não fazem parte da pior opção. A vitória ou a ruína eterna são escolhas para todo ser humano. Em Deus e por Jesus, santificação, pureza, galardão eterno. Sem Ele, futuro sofrimento, pranto e ranger de dentes. São estas alegorias pesadas do evangelho do Salvador que onze vezes mencionou tal termo nos escritos de Sua vida através de Seus biógrafos.

A convicção de coisas espirituais não é concedida a todas as pessoas. Em certa ocasião o Mestre dissera: “Bem-aventurados são os vossos olhos, porque vêm”. Com isto significando a diferença entre os que discernem as verdades divinas e eternas, e os que as ignoram. O desenfreamento do que é sujo, para parafrasearmos o que escreveu o apóstolo Pedro, é como a porca no espojadouro da lama. Deleita-se nesse ambiente.

A mensagem do anjo apocalíptico é democrática: sujeira e mais sujeira para os sujos. Limpeza, perseverança e santidade aos limpos ou que estão se limpando. A escolha será sempre do ser humano. A divindade já fez sua parte que é definitivamente eterna, imutável: Deus enviou o Seu filho ao mundo para que este seja salvo. Ele disse: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a sua porta, entrarei em sua casa e com ele cearei...”

Só Jesus.

---------------------------------

O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D. D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

No Google: serafim isidoro textos