CACHORRO QUE COME OVELHA, SÓ MATANDO.

O clamor das ruas, em última instância, quer o restabelecimento da moralidade com o trato das coisas públicas. Grita-se por mais verbas para isso, para aquilo, mas grita-se também pela boa aplicação do cada real do contribuinte. A farra com o uso da estrutura do governo é de um cinismo ímpar. Lembro-me muito bem do Ministro do Trabalho do governo Collor que usou um avião da FAB para levar seu cachorro para tratamento ou cruzamento numa outra cidade. Justificou com uma explicação de que “cachorro também é gente”. Perdeu o cargo num governo que até então era o mais corrupto da história.

Cachorros costumam sujar as vias e os postes públicos assim como alguns políticos costumam conspurcar a coisa pública com a maior sem cerimônia do mundo. Contudo, os cachorros podem ser adestrados e até educados para não fazerem isso. Há outros que, mesmo irracionais, desenvolvem vícios como o cão pastor, que deveria vigiar as ovelhas e mata algumas para comer ou por pura diversão. Estes animais são sacrificados porque são como aquele “pau que nasceu torto e nunca se endireita”.

Dos chefes do poder legislativo, sob o fogo cruzado das manifestações, esperava-se um pouco mais de sensibilidade e coerência. Pelo menos para disfarçar as mordomias. O Presidente da Câmara, Deputado Henrique Alves (parente de um dos anões do orçamento) usou o Avião do Exército para ir com a família assistir um jogo de futebol. Dispôs se a pagar a “carona” dos familiares uma vez que ele, próximo da linha de sucessão teria direito por lei. O Renan Calheiros também foi de Maceió à Salvador para participar do casamento da filha do seu correligionário Eduardo Braga. Já disse que tem direito ao uso e que não vai pagar nada. Afirma isso com a mesma cara de pau com que declarou ter vendido bezerros a mais de R$ 60.000,00 cada. Aliás, esse cara não deve usar lâmina de barbear e sim lixa e óleo de peroba em frente ao espelho.

Umas perguntinhas: O que um deputado que tem passagens ilimitadas pagas pelo Congresso precisa de um avião exclusivo para ir ao Maracanã? Os convidados para uma festa de casamento ou vêm por conta própria ou com o dinheiro do pai da noiva. Por que o Renan Canalheiro precisou do avião oficial? A Força Aérea Brasileira (FAB) deveria prestar contas do que fazem seus aviões. O povo supõe que eles existam para ajudar na defesa da pátria. Agora descobre que eles são usados para espalhar mordomias pela “base alada” do governo Dilma.

Gostaria muito de ver um relatório do custo mensal do Aerolula que passa a maior parte do tempo no solo (foi comprado pra ficar ocioso) e só é usado para viagens presidenciais. Este sim, um avião de grande porte que, para justificar seu deslocamento, costuma levar um horror de convidados em suas viagens ao exterior. Para abrigar estes convidados em terra, o governo costuma desembolsar altas quantias para alugar andares inteiros de grandes hotéis. Quem entende de aviação sabe que o combustível é apenas um dos itens do custo de uma aeronave, porém ela custa muito dinheiro se ficar no solo também.

Peço desculpas aos leitores por ter usado um animal para fazer as comparações. Afinal, o cão é amigo do homem, é fiel ao seu dono que fica muito triste quando precisa sacrificá-lo. Os tipos humanos que descrevemos acima são apenas amigos e fiéis ao poder. Se pudessem (se o povo permitisse) iriam morar dentro da Casa da Moeda e usariam o Aerolula para levar o dinheiro para as Alagoas ou ao Rio Grande do Norte. O povo não precisa sacrificá-los como se faz com os quadrúpedes, mas deve execrá-los pelo voto para mostrar que o Brasil está querendo que os seus “representantes” que já andam com a cabeça nas nuvens, aprendam novamente a pisar no solo esburacado das Rodovias Federais. Os viciados em dinheiro público devem ser sacrificados nas urnas.