Como Pregar

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

PREGAÇÃO DE BOAS NOVAS

“Senhores israelitas, e vós outros que também temeis a Deus, ouvi: O Deus deste povo Israel escolheu nossos pais e os exaltou durante sua peregrinação na terra do Egito donde os tirou com braço poderoso. Suportou-lhes os maus costumes por cerca de quarenta anos no deserto e havendo destruído sete nações na terra de Canaã, deu-lhes essa terra por herança, vencidos cerca de quatrocentos e cinquenta anos.

Depois disto lhes deu juízes até ao profeta Samuel. Então eles pediram um rei e Deus lhes deu, por quarenta anos a Saul filho de Quis, homem da tribo de Benjamim. E quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi do qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Da descendência deste conforme a promessa levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel.

Tendo primeiramente João, antes da vinda Dele, pregado a todo o povo Israel o batismo de arrependimento. Mas João quando completava a carreira, disse: Quem vos pensais que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem Aquele a quem não sou digno de desatar a sandália dos pés.

Homens irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós é enviada a palavra desta salvação. Por não terem conhecido a Ele, os que habitavam em Jerusalém e os seus príncipes condenaram-nO cumprindo assim as vozes dos profetas que se leem todos os sábados.

E embora não achassem alguma causa de morte, pediram a Pilatos que Ele fosse morto havendo eles cumprido todas as coisas que Dele estavam escritas, tirando-O do madeiro puseram-nO na sepultura. Mas Deus O ressuscitou dos mortos. E Ele por muitos dias foi visto pelos que com ele subiram da Galileia a Jerusalém e são Suas testemunhas para com o povo.

E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: Meu filho és tu, eu hoje te gerei...

Seja-vos notório, homens irmãos, que por Este se vos anuncia a remissão dos pecados.”

(Atos dos Apóstolos, 13.16... 38).

O primeiro discurso de Paulo, sermão, pregação narrativa, no livro Atos dos Apóstolos, está registrado lá pelo capítulo treze, ano quarenta e cinco da era cristã, quando da sua primeira viagem feita doze anos após o Pentecoste que marcou a descida do Espírito Santo e dez anos após a conversão do apóstolo. Esta fala de Paulo é um sermão tecnicamente analisado pela Homilética como sendo expositivo. Essa mensagem relata a história do Evangelho desde os seus primórdios. Conhecida dos judeus, mas ignorada pelos demais povos daquela época, expõe de maneira gradativa a vinda e o aparecimento de Jesus como o Salvador e o Perdoador. O Redentor da raça humana, seja de judeus ou de gentíos. Aquele que nos torna justos diante de Deus, se Nele cremos. Aquele que nos ama e pelo Seu sangue nos lavou dos nossos pecados.

Só Jesus.

O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D. D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

No Google: serafim isidoro textos