The Uncles: A Volta Dos Que Não Foram

The Uncles: A volta dos que não foram!

Há cerca de duas semanas a Internet foi invadida por uma novidade virtual. Não, não se trata de uma nova rede de relacionamentos, nem de algum novo site de fotos e vídeos, tampouco alguma nova praga eletrônica. Sites e blogs bastantes conhecidos noticiaram (inocentes ou cúmplices?), vídeos foram divulgados em sites famosos como o Youtube, matérias foram veiculadas na imprensa e muita gente caiu como patinhos. As notícias davam conta de que a banda 'The Uncles', cujos hits teriam embalado os anos 70, com grande fervor, estava retornando ao cenário do rock nacional. Não sou um expert, mas de bandas antigas até que eu entendo bem. A primeira coisa que me veio à cabeça foi algo como “caramba!... eu nunca ouvi falar dessa banda!”. Corri e peguei meu exemplar da enciclopédia ‘ABZ do Rock Brasileiro, de Marcelo Dolabela, e pesquisei sobre a existência de tal banda. No livro, que cataloga todas, ou pelo menos boa parte das bandas e grupos musicais das décadas passadas, não existe referencia alguma aos ‘The Uncles’. Fiquei intrigado. Recorri à rede mundial de computadores e acabei encontrando mais que imaginava: um vídeo com os integrantes da banda falando sobre o retorno, o vídeo clipe da música de trabalho, batizada de ‘Será que é pra mim?’, onde aparecem até mesmo tietes colhendo autógrafos dos integrantes, um site oficial – muito bem feito por sinal, através de uma conceituada agência de marketing virtual, e uma breve biografia no famoso Wikipédia, a enciclopédia livre da internet. Até mesmo um ‘fã-clube’, o ‘The Sobrinhos’, estava sendo divulgado.

Logo os fóruns virtuais e as comunidades do Orkut foram tomados por dúvidas e discussões acaloradas sobre os ‘renascidos’ do rock brega. Vi muita gente dizendo que a mãe do amigo era super-fã da tal banda, ou que o pai tinha a coleção inteira autografada. Que vergonha!

Resolvi assistir o vídeo inteiro da banda falando sobre sua triunfal volta, com os mesmos quatro integrantes que estouraram nas paradas de sucesso dos anos setenta. Foi aí que reparei bem em um deles. Um cara de cabelos quase grisalhos, com pinta de canalha e voz inconfundível. “Peraí! Eu conheço esse cara... é sim é ele mesmo!”, pensei enquanto colocava a imagem em ‘câmera-lenta’. Logo, surpreso e até um pouco espantado, gritei: “Mas o que o Paulão Carvalho está fazendo aí, com esses caras?”. Pra quem não conhece por nome, o Paulão Carvalho é a tremenda figura que domina os vocais da banda das Velhas Virgens, famosa por suas letras repletas de humor e recheadas de temas que envolvem sexo, diversão e muita cerveja, com quem já tive o prazer de estar pessoalmente algumas vezes. Cheguei a cogitar a possibilidade de o Paulão ter mesmo participado daquela banda antes de fundar a ‘Velhas’, mas conheço sua biografia e nunca me deparei com esse episódio. Acessei então seu site, e vi uma nota na página principal, convidando os internautas a acessarem o site do ‘The Uncles’ e conhecer a nova empreitada de uma dos maiores show-man do Brasil. Comecei a desconfiar de que alguma coisa estava errada. Havia algo de estranho nisso tudo. E os blogs também tentavam ‘decifrar’ a história toda. Um grande site de música chegou a veicular uma notícia dando conta de que até o jogador Romário havia sido convidado a participar da banda. A dúvida que resta até agora é se essas notícias foram também simples vítimas de uma campanha publicitária genial, ou se estariam apenas fazendo ‘sua parte’ na estratégia. Como tudo na Internet corre muito rápido, logo começaram a surgir rumores de que tudo podia ser parte de alguma campanha de lançamento de algum produto. Li em algum lugar que a armação poderia fazer parte de uma nova campanha do Viagra, uma vez que a marca do laboratório figuravam entre os clientes da empresa que criou o site da banda. A letra da música fazia referências aos tiozões e sobre algo que havia ‘acelerado o coração’ e ‘despertado a paixão’. Entre um boato e outro, o ‘The Uncles’ ganhou espaço em toda a rede. Mas afinal, o que é isso tudo? Uma conspiração de tiozinhos? Uma brincadeira de algum grupo de humor? Ou a banda realmente existiu e agora vai arrebentar na rádio novamente? A resposta, pelo menos pra quem já estava acompanhando a ‘trajetória’ da banda, chegou no fim da semana passada, quando a televisão começou a veicular o comercial do novo sedan da montadora japonesa Nissan. O carro, batizado de Sentra, divide a cena com o ‘The Uncles’, cantando a tal música de trabalho enquanto ‘babam’ pelo carro, que não tem cara de ‘tiozão’ mesmo, mas mesmo assim deixaram os personagens abobalhados.

Na verdade, tudo não passa de uma grande armação. A banda ‘The Uncles’ nunca existiu, e isso explica muita coisa. Em entrevista concedida a ‘Revista PublicidAd’, um dos responsáveis pela agência TBWA\, criadora da campanha, Cibar Ruiz, revelou alguns detalhes sobre os bastidores da peça publicitária, e afirmou que a equipe resolveu criar uma banda de rock dos anos 70, que mostrassem a frustração de o carro não ser para eles, já que não se enquadra à expressão popular ‘carro de tiozão’. A estratégia de criar uma banda que estaria voltando com tudo é claramente baseada na atual febre dos retornos de artistas antigos ao cenário atual com novos lançamentos. É o caso dos recentes aparecimentos de bandas e artistas como ´The Police´, Roger Waters (aliás, existem rumores de uma possível volta do Pink Floyd aos palcos), Jethro Tull entre outros. Porém, a maior referência seja ao ´The Beatles´. Basta ver como os ´tiozões´ foram batizados: João, Paulo, Jorge e Bingo. Algo familiar?

A ´The Uncles´ não é a primeira banda fictícia a fazer sucesso. No filme ´The Wonders – O Sonho Não Acabou!´, dirigido e estrelado por Tom Hanks, é contada a história de uma banda – também no estilo Beatles que curte um sucesso estrondoso com sua música de trabalho, That Thing You Do, e depois encerraram suas atividades para nunca mais voltar aos palcos. Até hoje, milhares de pessoas acreditam que a banda existiu mesmo. É triste, mas a verdade precisa ser dita: Tanto o ´The Wonders´ como a música That Thing You Do, foram criadas única e exclusivamente para o filme.

Não sou publicitário, não trabalho no meio e tampouco tenho a pretensão. Porém, como espectador do comercial, afirma com certeza de que esta campanha ficará marcada, ou melhor, já está. Quem não chegou a ver na TV, pode assistir no site da ´banda´ (www.theuncles.com.br) ou no YouTube. Ah, no site existe uma área de vendas de material promocional, como camisetas e canecas. Porém, todos os produtos já estão esgotados!

Viva, viva, viva! Viva a volta do ´The Uncles´. A volta dos que nunca foram!!!

(Publicado orginalmente no jornal Tribuna de Itapira, Caderno ´Acontece - C2 - Domingo, 08 de Abril de 2007´)

Fernando Pinéccio é editor do Megapghone Tabloid.

http://megaphone-tabloid.blogspot.com

Orkut: Pinna´s®