DATAS SÃO IMPORTANTES EM NOSSA VIDA

DATAS SÃO IMPORTANTES EM NOSSA VIDA

Lembranças são importantes em nossas vidas e as datas são as referências para essas lembranças. Quando nos referimos as datas identificamo-as como sendo aquelas que marcaram de alguma forma a sociedade ou que tenha algum significado em nossa vida. Por exemplo, suponhamos que no dia em que se comemora a abolição da escravatura você se sinta feliz, acorda mais disposto, porém nunca se deu conta disso, por ser comemorada, essa data, apenas uma vez por ano, ou quando se comemora o dia de Tiradentes você sente uma melancolia ou acorda irritado e não sabe por que, pois não existe nenhuma razão para essa irritação ou tristeza. É importante esclarecer que nossa vida é abundante em sentimentos e sensações que não entendemos e que preferimos ignorar, pois é muito mais fácil deixar os sentimentos ruins passarem sem analisar sua procedência do que tentar identificar o por que se está sentido algo que, aparentemente, não há razão para sentir.

Antes de continuar é importante esclarecer o significado do termo anímico ou animismo, pois é através dessa compreensão que entenderemos o porque as datas são importantes em nossas vidas.

O dicionário diz que animismo é a teoria segundo a qual a alma é o princípio ou causa de todos os fenômenos vitais. Allan Kardec ao redigir a introdução do O Livro dos Espíritos fez como primeira abordagem menção ao termo “alma” definindo sua compreensão por ser seu entendimento a base da doutrina espírita. Alma é a condição do espírito enquanto este se encontra na matéria, ou encarnado.

Sendo a alma a condição em que se encontra o espírito encarnado e animismo tudo que provêm da alma, então concluímos que muito daquilo que sentimos, não havendo uma razão ou origem que seja identificada, por nós mesmos ou pela ciência provêm de nosso próprio íntimo. Isso é facilmente compreensível se entendermos que apesar de termos nossas lembranças esquecidas com o processo reencarnatório, existem fatos que nos ocorreram em épocas muito distantes, em vidas passadas, que marcaram nosso intimo profundamente. É importante que fique bem claro que na maioria das vezes os sentimentos que temos são de nossa própria natureza e provenientes de nossa realidade atual. Porem alguns traumas, desilusões, rancores e muitas outras situações que machucaram e outras que nos trouxeram extrema felicidade e que ficaram gravadas em nossa memória espiritual emergem do inconsciente. São essas lembranças que embora estejam armazenadas em nosso inconsciente interagem de forma imperceptível e nos faz sentir o que sentimos.

Por isso quando nos referimos a uma data como a morte de Tiradentes, o fizemos no intuito de usar como referencia, pois a idéia de liberdade que ele defendia e que morreu por ela pode de alguma forma desencadear um mecanismo que desperte em você um sentimento negativo por ter vivenciado, em outra vida, uma situação frustrante que lhe marcou profundamente ou a abolição da escravatura onde você supostamente tenha sido um escravo e só a lembrança dessa data desperte em si um sentimento bom.. Assim sendo as datas são importantes em nossas vidas porque nos faz reagir a carga íntima que ela desperta e não precisa ser uma data histórica, ou seja, uma data que todos lembrem, mas as principais datas que nos são mais fortes são aquelas que podemos chamar de datas individuais, que dizem respeito somente a nós. São momentos de tristeza e alegria inexplicáveis e que acontecem independente do dia ou mês, mas que fluem conforme as situações que passamos. Por isso é muito importante a análise constante daquilo que sentimos e como reagimos.

Devemos nos preocupar com o que fazemos, como fazemos e porque fazemos e isso está diretamente relacionado com o que sentimos. Por isso a educação de nossos sentimentos, a vigilância de nossos atos e a oração são atitudes prioritárias para aquele que busca a melhoria interior e a paz de espírito.

É importante lembrar que as datas são apenas uma parte de um sistema de interação que permite o entendimento e ajuste interior. Deus nos oferece esses mecanismos para que nos libertemos completamente de amarras que nos prendem ao passado.

Humberto S Espirito Santo Jr
Enviado por Humberto S Espirito Santo Jr em 11/04/2007
Reeditado em 14/04/2007
Código do texto: T445544