A ADVOCACIA CRIMINAL HODIERNA

A cidade de Blumenau e o seu meio jurídico voltado para as ciências criminais está em evolução. As Universidades blumenauenses estão cada vez mais competentes em relação aos seus cursos de Direito. Prova disso, são as inúmeras defesas alcançadas por advogados oriundos desse meio acadêmico, seja como professores, seja como egressos dos cursos num raio de quinze anos.

O grande filósofo iluminista Voltaire, entendia que o exercício da advocacia ''é o mais belo estado do homem'', elevando-o à categoria de sacerdócio.

Todas as profissões tem seu valor, mas a advocacia penal, mergulha profícuamente na dedicação de tentar entender ou mesmo desvendar os mistérios que permeiam o âmago da alma humana.

Ir do norte ao sul no exercício da advocacia criminal é criar um relacionamento em uma via apertada com as misérias e a grandiosidade do Ser Humano.

O advogado criminalista deve ser corajoso, humano, complacente, indulgente e acima de tudo compreensivo. Nos sistemas legislativos do mundo, o conjunto jurídico preponderante parte do princípio de que todo Ser Humano deve ser defendido, pois a maldade ou a bondade humana não é absoluta.

Há uma incompreensão pela sociedade sobre a atuação do advogado criminalista. Geralmente esse profissional é mal compreendido por carregar sobre seus ombros a árdua tarefa de muitas vezes defender realmente malfeitores. Sentimos muito isso quando nos deparamos com os Tribunais do Júri.

Obviamente que de outro lado, existem os casos que causam repercussão na sociedade, e que a Imprensa tem o seu papel primordial de noticiar.

Essas notícias, muitas vezes são interpretadas por muitos advogados de já condenarem antes do julgamento, os que se apresentarão às barras da justiça, devido à influência midiática.

Ledo engano, pois o papel do bom advogado, é demolir os excessos e se orientar pelas suas idéias pautadas na Lei e na responsabilidade pelo bem mais precioso dos humanos que é a liberdade.

O amor à liberdade deve ser o pilar de toda a sociedade e principalmente do advogado criminalista, pois os estudos cada vez mais acirrados é que farão dos mesmos cultores do Direito e isso vale para todos os ramos da cátedra. Estudar o Direito Penal é ter a sensibilidade, o altruísmo, a vontade do Bem maior.

O desfile cotidiano de dramas e de tragédias humanas, exige a condução do advogado ao profundo conhecimento do homem e da vida, com todas as agruras diárias, onde sempre é voltado para o desenvolvimento de suas potências como orador e argumentador.

A legislação concebeu a tríade do Direito, formada por promotores, advogados e juízes, que juntos trazem à tona fatos e provas, pautadas na legalidade para que possam desmistificar uma das mais grandiosas e espinhosas atividades humanas que é a responsabilidade de fazer um julgamento justo para seus semelhantes e que realmente se amoldem dentro das regras do Contrato Social hodierno.

Julgar alguém antes de fazer o exercício da empatia, pode ser perigoso. Por isso, muitas vezes devemos analisar que sem o Advogado na defesa da Democracia, poderíamos ser sugados pelo poderio desenfreado do Estado. A advocacia é o exercício democrático para que nós, nossos filhos e netos cresçam com dignidade!!!

Telêmaco Marrace de Oliveira – ADVOGADO CRIMINALISTA - OAB/SC 28816