OS CHEFÕES DO FUTEBOL

OS CHEFÕES DO FUTEBOL

Daniel Tolentino

Cada vez mais vejo um futebol frio e calculista, que minimza as artes, e esbanja aplicação. Além disso, vejo o futebol cada vez mais administrativo, os bastidores estão mais doque nunca agora pela frente das câmeras, os técnicos já ganham mais que suas estrelas comandadas, os Presidentes vão mais aos programas doque os próprios jogadores.

A Fábrica Futebol, que administra uma das maiores paixões dos brasilieros, senão a primeira ( afinal nem todos os fánaticos são Homens ) se vê cada vez mais como Renda doque Espetáculo, não vejo mais amor á camisa, mas sim aplicação,tática, e preparo físico. Além dos outros campos, como os acordos milionários com as transmissões que também dominam o horário inoportuno dos jogos, as tranferencias milionárias que os chefões logo tratam de fazer, e o dinheiro que nunca aparece como investimento.

Faz tempo que vejo os chefões serem mais famosos que os jogadores, afinal , até os jogadores que mais aparecem á mídia com certeza tem um daqueles empresários bem adeptos as verdinhas. Na maior bagunça Corinthians, desde uns anos pra cá que os engravatados e treinadores dominam a mídia esportiva, se falava mais em Kia Joorabchian doque no time, sem falar no vovô Dualib e seu ultrapassado planejamento, e dos técnicos que chegam, Leão , Passarella entre os de outros clubes como o cabeça dura Capello, aberto torcedor do futebol tático e frio,. que causam mais alvoroços doque títulos no clube. De outro lado defendo aqui os craques de fora de campo, os treinadores que ainda levam espetáculos de fora do campo para dentro, Luxemburgo,Felipão,Ferguson,Rijkaard e para mim o novo titular desse time, o capitão Dunga, que deixa de lado as boas maneiras com a Cartolagem e convoca quem demonstra vontade e não ordens.

Por outro lado tem os Chefões mais interessados ainda no Futebol, o Diretor do São Paulo, que agora em dia de clássico não sobra nem mais pro velho Vamp nem para os “apagados e aplicados” jogadores do São Paulo, as provocações partem já para o lado financeiro e direção dos clubes. Caso do São Paulo que vejo cada vez mais como um time pronto para vencer, com espetáculo ou não, os tricolores são adeptos do futebol atual, frio como o Italiano e Francês autores da final da última Copa do Mundo, grandes protagonistas dessa nova Era no Futebol Mundial, Tática e Física.

Futebol não é Fábrica, e Clube não é Renda, para o povo brasileiro que sempre dará ibope ao futebol cabe esperar os novos craques chegarem e ainda ficarem um pouco no Brasil, pensarem um pouco na História doque no dinheiro. Chega dessa lavagem de dinheiro, é clube vendendo seu patrimônio , é Máfia Italiana metida em escândalos graves, que acabam com a imagem dos clubes, e os viciados de amor ao Futebol que ficam no prejuízo, mesmo com todas essas críticas, o Planeta Bola tem mais expectadores doque qualquer outra atração, o minímo que os Chefões deveriam fazer é colocar o Clube em primeiro lugar e deixar de lado um pouco ser o Astro, de uma grande bagunça.

Nesse meio de novas fases do Futebol, ainda prefiro assistir as glórias do Futebol, as jogadas mágicas dos novos e velhos craques, não somos viúvos do futebol de Pelé e cia, nem um amante de Ronaldo,Ronaldinho,Kaká, mas se tratando de novos ídolos, nós brasileiros temos menos com oque se preocupar, ah isso temos !

Tolentino
Enviado por Tolentino em 18/04/2007
Reeditado em 26/04/2007
Código do texto: T454534