TENTAÇÃO I.4

PALAVRAS DE VIDA

Pr. Serafim Isidoro.

DEUS TENTANDO O HOMEM –( I.4 )

Deus dissera de Davi, rei de Israel, através do profeta Natã:

"Dei-te a casa do teu senhor e as mulheres do teu senhor em teus braços e também t e d e i a casa de Israel e de Judá e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas. Por que pois, desprezaste a palavra do Senhor fazendo o que era mau perante Ele? A Urias, o hiteu, feriste com a espada dos filhos de Amom... Agora pois não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias o hiteu para ser tua mulher... - Então disse Davi: PEQUEI contra o Senhor. - Disse Natã a Davi: também o Senhor TE PERDOOU o teu pecado; não morrerás... - Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do Senhor, também o filho que te nasceu MORRERÁ..." - II Sm. 12:8-14.

"Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito"...Toda pessoa que peca, que transgride a lei de Deus, que quebra os Seus mandamentos, não está segundo o espírito e sim na carne. Ninguém peca quando no espírito... - Davi saiu da posição espiritual, se tornou carnal e caiu. Sujou os pés. Sujou as mãos. Maculou o corpo... - E todo pecado recebeu justa retribuição - Hb. 2:2.

Condenação não há... - Porém o processo desencadeado pelo pecado não caduca; pecado não tem idade; não tem contagem de tempo; as consequências advêm; o que o homem semear, isto mesmo ele ceifará... Os pecados de Davi, a teimosia (dura cerviz) de Saulo de Tarso, a resistência a chamada divina interior; o resistir ao Espírito do Senhor, é como as doenças contraídas nas orgias da mocidade, os filhos ilegítimos gerados no tempo de nossa ignorância e repercutirão um dia - nesta vida - como eco da voz que no passado levantou contra a consciência, contra Deus e contra nosso próximo.

Paulo declara:

"Fiel é a palavra e digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal - (o verbo está no presente.) - Mas por esta mesma razão me foi concedida misericórdia, para que em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo Sua completa longanimidade e servisse eu de modelo a quantos hão de crer Nele para a vida eterna" - Tm.1:15-16.

Paulo recebeu o perdão dos seus pecados. Tornou-se justo aos olhos de Deus por propiciação de Jesus. É um modelo da misericórdia de Deus aos homens. Mas o Senhor Jesus lhe dissera através de Ananias: "Eu lhe mostrarei o quanto lhe importa padecer pelo meu nome."

Sofrer as perseguições dos judeus, dos fariseus, das autoridades judaicas e romanas; receber da parte de Deus - por permissão do Senhor Jesus - um espinho na carne, uma tentação corretiva e punitiva, uma provação, teste, experiência que lhe entristeceria a alma ao ponto de torná-lo totalmente dependente de Deus pela astheneia (fraqueza) que isto lhe causava, para que sobre ele estivesse o poder (dynamis) do Senhor...

Este mesmo Senhor que se fortaleceu não só quando andou sobre o mar, ou quando se transfigurou na presença de Seus discípulos, mas também quando derramou o Seu sangue no Getsêmane e se esgotou pregado em uma cruz, no monte chamado Caveira... Deus, das fraquezas humanas leva o homem à glória divina. Não há vitória cristã sem cruz. - Não há glorificação sem humilhação!... O orgulho é um dos mais desprezíveis sentimentos humanos aos olhos de Deus. A humilhação, porém, é a arma potente usada por Deus para destruir tal sentimento.

"Deus resiste aos soberbos (orgulhosos)... Dá, porém, graça aos humildes..." - Tg. 4:6. – “De que se queixa o homem?... Queixe-se dos seus próprios pecados..."

De Davi, muito se tem falado com respeito à primeira etapa de sua vida. Tem sido ele motivo de pregações, livros e comentários os mais variados. Entretanto, o que não se fala muito é das consequências que lhe advieram oriundas dos dois graves pecados por ele praticados: adultério e homicídio. Deus dissera:

"Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a esposa de Urias, o hiteu, para ser tua mulher. Assim diz o Senhor: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti e tomarei tuas mulheres a tua própria vista e as darei a teu próximo o qual se deitará com elas em plena luz deste sol. Porque tu fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol"... - II Sm. 12:10-12.

Observe as consequências:

1)- A criança nascida do pecado, morreu - II Sm. 12:15.

2)- Amnon, filho de Davi e de uma de suas esposas - Ainoã (Davi teve diversas esposas) - cometeu terrível incesto violentando sua meia-irmã TAMAR ("Formosa") - II Sm. 13:1-22.

3)- ABSALÃO, filho de outra das esposas de Davi chamada Maaca, dois anos após o infortúnio de sua meia-irmã Tamar, conforme o que jurara naquele dia, matou o seu meio-irmão Amnon. - II Sm. 13:23.

4)– ABSALÃO se rebela contra o pai, e quer matá-lo - II Sm.15:14

5)- ABSALÃO, após a fuga do pai, se apropria do palácio real e, aos olhos de todos, conforme a predição do profeta, deita-se com as concubinas do seu pai - II Sm. 16:21.

6)- DAVI, segundo cálculos de cronologia, aos setenta anos de idade, é um homem alquebrado pelos problemas familiares que por certo lhe atormentaram por todos os anos que sucederam os seus dois gravíssimos pecados (a “mão” de Deus) - impotente e friorento, abatido com a morte dos filhos que tanto amou, não tem condições afetivas e físicas para uma vivência com a bela donzela que lhe propiciaram os seus servos. – I Rs. 1.1-4.

Tremendas consequências do pecado, esse câncer, essa lepra, esse mal que tem sido a ruína de todo ser humano, e que levou a morte de cruz Àquele que o assumiu, em substituição, em nosso lugar. Suas consequências são inevitáveis, apesar do perdão de Deus. A ruína desencadeada sobre a casa de Davi (a família de Davi) é um exemplo bíblico dos mais importantes de lição para todos nós. Quando Davi reconheceu a gravidade dos pecados que cometera contra Deus, contra Urias e contra a esposa daquele - Batseba - disse ao profeta Natã: PEQUEI contra o Senhor. - Disse, porém, Natã a Davi: "Também o Senhor PERDOOU o teu pecado; não morrerás. MAS, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do Senhor, também o filho que te nasceu morrerá".

Então foi Natã para sua casa. E o Senhor FERIU a criança que a mulher de Urias dera a luz a Davi e a criança adoeceu gravemente" - II Sm. 12:13-14 - "Ao sétimo dia morreu a criança" - (Vers. 18). Davi, homem segundo o coração de Deus, procurou remediar o pecado feito contra o seu próximo, casando-se com Batseba e dedicando amor a ela. Desse amor, agora lícito perante Deus e perante a sociedade, nasceu Salomão (Jedidias) = "Amado do Senhor".

(Continúa em I.5)

____________________________

O Pr. Th. D., D. D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

No Google: serafim isidoro textos