TENTAÇÃO I.6

Palavras de Vida

Pr. Serafim Isidoro.

I.6 - A TENTAÇÃO, DA PARTE DE DEUS,

É UMA HUMILHAÇÃO

Não podemos igualar em todos os sentidos ou nivelar as tentações do Senhor Jesus às nossas tentações. Ele é o Homem diferente do que nós somos: Seu batismo não foi igual ao nosso; Seu ministério não foi igual ao nosso; Ele é Emanuel, Deus conosco. Ele é o Homem Divino, assim como é o Divino-Homem. Nele havia duas natureza por nascimento natural. Nós somos filhos de Deus apenas por adoção e dotados de uma só natureza. Nestes e em outros aspectos não O podemos comparar a nós. Porém, Ele foi tentado. Ele foi humilhado:

"Porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o Teu Santo servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentíos e povos de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu p r o p ó s i t o determinaram..." - At. 4:27 -28.

"Pois Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus, antes a Si mesmo se esvaziou assumindo a forma de escravo (doulos) tornando-se em semelhança de homens e, reconhecido em figura humana, a Si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz". - Fp. 2:5-8.

"Ele, Jesus, nos dias da Sua carne, tendo oferecido com forte clamor e lágrimas orações e súplicas a Quem o podia livrar da morte, tendo sido ouvido por causa da Sua piedade (eusebeia = devoção) embora sendo Filho aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu” - Hb.5:8.

"Aquele que nem a Seu próprio Filho poupou, como não nos dará com Ele todas as coisas?"... - Rm. 8:32.

O caminho do Senhor é reto. Justos são os Seus juízos. Grandes são as Suas misericórdias... A tentação, a prova, o teste, a experiência que vem da parte de Deus, seja sobre Abraão, sobre Paulo, sobre Davi, sobre Jesus ou sobre nós próprios, visará sempre o alvo que está acima... - Ela corrige, humilha, evita o orgulho, disciplina, entristece a alma, mas eleva o espírito...

ESSA TENTAÇÃO JAMAIS DERRUBARÁ!...

O mesmo arsênico que mata o homem, em porções exatas engorda o cavalo. Deus torna o mal em bem. Faz a lagarta, que se arrasta no solo, voar até as alturas como borboleta... Glorifica o Seu Filho a Quem humilhou e o faz assentar-se a Sua direita:

"Ao Senhor agradou moê-Lo fazendo-O enfermar; quando der Ele a Sua alma pelo pecado, verá a Sua posteridade e prolongará os Seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas Suas mãos..." - Is. 53:10.

"E tendo sido aperfeiçoado tornou-se o autor da salvação eterna para todos os que Lhe obedecem"...

"Pai, por que me desamparaste?..."

"Vemos, todavia, Aquele que por um pouco, tendo sido feito menor do que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte foi coroado de glória e de honra, para que pela graça de Deus provasse a morte por todo o homem" - Hb. 1:9

"Mas exultais, embora no presente, por breve tempo se necessário, sejais contristados por várias tentações (peirasmos) para que o valor da vossa fé, uma vez confirmada, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado pelo fogo, redunde em louvor, glória, e honra na revelação de Jesus, o Cristo..."- I Pd. 1:6-7.

Assim posta, a tentação vinda de Deus é uma bênção!...

porque eleva, promove... Toda promoção pressupõe uma prova, um teste. Passado este, a situação muda para melhor!

"Bem-aventurado é o homem que suporta com perseverança a tentação!..

"Por isso também os que sofrem segundo a vontade de Deus, encomendem as suas almas ao fiel Criador, na prática do bem..." - I Pd. 4:19.