Sobre a inteligência de animais

Acabo de assistir a um vídeo impressionante de um parto de elefante no qual a mãe percebe haver algo errado com o recém nascido que não respira. Apesar de desgastada pelo parto, ela sente a necessidade urgente de fazer o bebê respirar, então ela chuta seu peito repetidamente, com delicadeza. Não conseguindo resultados, com isso, ela entrelaça sua tromba na do filhote e o contorce, conseguindo fazer com que finalmente respire. Impressionante! Poucas mães humanas teriam agido com tanta presteza, perícia e senso.

Fico pensando na inteligência dos animais. A bíblia nos diz que devemos dominar os peixes, aves e todos os animais sobre a terra. Os cientistas enfatizaram a superioridade do homem, sua racionalidade única. Não temos a menor dúvida de sermos muito mais inteligentes que todos os animais, incomparavelmente. Comemos animais.

No entanto, meninos lobo, criados entre animais, comportam-se de maneira bastante similar à deles; o fenômeno é relativamente comum na índia; um bebê é adotado por animais selvagens e convive com eles durante anos. Após os 7 anos de idade, perdemos a capacidade de aprender a falar. Sem contato com a cultura humana, nos comportamos como bichos.

Mas desenvolvemos a fala, uma ferramenta extraordinária para a transmissão de cultura; uma descoberta feita por uma pessoa pode ser compartilhada por todos, daí nosso acúmulo de conhecimentos.

Pessoas que fossem criadas por gorilas se comportariam como eles. Partindo do zero, suponho, demorariam, provavelmente, muitas dezenas de milênios para desenvolver a fala. Por todo esse tempo, não se distinguiriam dos animais.

Chipanzés e gorilas têm capacidade cerebral para aprender a falar, embora não tenham nossa habilidade bucal para pronunciar nossos sons, razão pela qual aprendendem apenas linuagens de surdos.

Acredito que, sem a linguagem, não distinguiríamos as pessoas dos bichos. Se assim for, a distância entre nós e eles não está em nossa inteligência, mas apenas no fato de termos desenvolvido a fala.

O vídeo é esse:

http://www.fatocurioso.com/veja-o-que-essa-mae-elefante-fez-para-ressuscitar-seu-filho/