ABORTO... CRIME OU OPÇÃO!

Neste Artigo pretendo discutir algumas questões intermitentes em relação ao aborto. Deverá ser o aborto considerado um crime, ou poderá a mulher, ou o casal, decidir interromper a gravidez voluntariamente sem correr riscos que muitas vezes acabam na morte da mulher? Deveremos ter o direito de escolher o destino de uma vida?

Métodos Abortivos

Os métodos abortivos mais freqüentes são a evacuação do conteúdo do útero através da vagina (evacuação cirúrgica) e a administração de fármacos que estimulam as contrações do útero para que este expulse o seu conteúdo processo utilizado vai depender do tempo de gestação. A evacuação cirúrgica através da vagina faz-se em cerce de 97% dos abortos, e quase sempre para gravidezes com menos de 12 semanas. Emprega-se uma técnica denominada raspagem por aspiração. Se for feita durante as primeiras 4 a 6 semanas de gravidez, o colo uterino só necessita de ser muito pouco ou nada dilatado. O instrumento que se usa na maioria dos casos é um pequeno tubo flexível, ligado a uma fonte de aspiração, geralmente uma bomba de sucção ou uma manual, embora também se possa criar vácuo mediante seringa. O tubo ou cânula é introduzido pelo colo uterino até á cavidade uterina que, em seguida, se esvazia muito lentamente. Nas gravidezes de 7 a 12 semanas é necessário com freqüência fazer a dilatação do colo uterino porque a cânula de sucção é de maior diâmetro. Para reduzir a possibilidade de lesões, em vez de dilatadores mecânicos empregam-se laminaria ou dilatadores semelhantes que absorvem água. Os talos de laminaria são colocados no canal cervical e deixam-se 4 a 5 horas e dilatam o orifício de abertura do colo uterino. Nas gravidezes de mais de 12 semanas a técnica mais freqüentemente usada é a dilatação e a evacuação. Para isso, é utilizada uma cânula de sucção e pinças para extrair os produtos da concepção e depois raspa-se o útero ligeiramente para ter a segurança de que se conseguiu extirpação completa. A dilatação e a evacuação é uma técnica que se utiliza cada vez mais para induzir o aborto nas gravidezes mais avançadas, em vez de recorrer a fármacos, devido ao fato de o seu índice de complicações ser menor. Por vezes são utilizados fármacos para interromper a gestação como a mifepristona (RU 486) e as prostaglandinas em especial após 16 semanas de gestação porque uma dilatação e evacuação nesse estado pode provocar complicações, como lesão do útero ou intestino. Em certos casos para evitar uma gravidez depois de um só ato sexual é administrado um contraceptivo oral de dose elevada mas estes fármacos nem sempre são eficazes. Devem ser tomados 72 horas antes da relação e os efeitos secundários incluem náuseas e vômitos.

Frases para Refletir:

«Nenhuma mulher aborta por prazer. Se ela decide abortar é porque não vê alternativa e quem somos nós para julgar a sua situação particular?»

«O aborto é uma questão de consciência»

«O bebê faz parte do corpo da mulher. O aborto mata uma parte do corpo»

«O aborto mata um feto, não mata um bebê.»

«E se a mãe não tem condições para sustentar o bebê?»

«Parece-lhe que a mulher que aborta deve ir para a cadeia? Ser presa junto com as criminosas? Ser considerada uma criminosa?»

Por favor de sua opnião.

ETERNAMENTE AMANTE ENIGMÁTICA
Enviado por ETERNAMENTE AMANTE ENIGMÁTICA em 02/05/2007
Código do texto: T471979
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.