Sobre possibilidades

Um homem de cro-magnon não poderia imaginar que dezenas de milhares de anos depois, sua casa, seus hábitos cotidianos, poderiam vir a ser perscrutados

por homens do futuro; isso não teria sentido para ele, não poderia ser, nem ao menos, compreendido por ele.

Leio informação de que Jimmy Carter, ex-presidente americano, escreve cartas à mão para evitar espionagem. A decisão pode parecer paranoica aos ignorantes, sábia para quem conhece rudimentos de eletrônica e informática; existem inúmeras maneiras de se recuperar e surrupiar dados de um computador. Para um ex-presidente não existe maneira segura de escapar da espionagem, ele sabe estar sujeito a isso.

Os espiões dispõem de outros métodos além dos eletrônicos, mas hoje, quase todos eles são especialistas nesses, dado que as pessoas comuns não têm nenhuma ideia do que eles conseguem fazer, estando, por isso, expostas, desprotegidas. Possibilidades extremamente simples de espionagem nos parecerão paranoicas, analisemos uma delas.

Pode-se introduzir na máquina um sistema de controle à distância. Pode-se até privilegiar esse sistema tornando-o dominante, senhor da máquina. Retira-se o o controle da máquina pelo seu teclado e o tranfere para um outro, distante; necessário para isso apenas ter um kit de transmissão wi-fi, sem fio. Seu computador deve possuir um desses, poderia, facilmente, incorporar um outro, desconhecido, para o caso de você resolver inutilizar o oficial.

Um paranoico como eu pode acreditar que sistemas operacionais como o windows podem incorporar em seus próprios códigos sistemas de controle à distância como esses. Nesse caso, nem seria necessário pescá-lo. Lembre-se que, quase todos, temos microfone e câmera acoplados a nossas máquinas, podem ser ativados a qualquer hora.

Todas as atividades executadas na máquina podem ser registradas e enviadas para um endereço qualquer, a simplicidade disso é extrema. De fato, tudo o que se faz no computador permanece registrado nele, mesmo (e principalmente, pois isso chama atenção) o que se tenta ocultar, podendo vir a ser recuperado futuramente, apesar de dificuldades.

Nossos mais poderosos sistemas de encriptação se baseiam na foça bruta, pressupõem que as máquinas de possíveis espiões não tenham velocidade suficiente para quebrá-los. Note que espiões futuros estarão limitados por isso. Deixamos muitos fósseis para os pósteros.

Mas nem precisamos ir tão longe, isso vale para quem tem os melhores sistemas de proteção atuais, como os presidentes dos EUA. Pessoas comuns devem saber que TODAS as suas atividades fical registradas, todas as mensagens trocadas por computador (telefone também).Vivemos em um admirável mundo novo.