ÀS DEZ PERGUNTAS MAIS COMUNS QUE OS JOVENS FAZEM SOBRE VIRGINDADE

1) O que vem a ser a virgindade?

R: Estado de pessoa virgem, isto é; que nunca praticou um ato sexual estado puro, intacto, que nunca foi usado;inexplorado.

2) Porque tem crescido o número de adolescentes e jovens que tem tido experiências sexuais ,tão cedo?

R: Conforme pesquisa realizada, tanto de campo, como através de livros com embasamentos científicos; entrevistando jovens mães (adolescentes e jovens) ;conclui-se que existe ainda uma lacuna quando o assunto em pauta é virgindade.

Entende-se que a família tem a maior porcentagem da responsabilidade quanto a formação do caráter dos filhos ; todavia,tanto o Estado, como a Igreja, também tem uma parte nesta responsabilidade.

A Bíblia Sagrada, nos revela claramente a respeito da virgindade, e o porque de ser virgem e o que fazer para guardar-se para o matrimônio.

Nota-se, a discrepância que há entre o Estado, e os veículos de comunicação, quanto ao ato sexual e seus cuidados.

O Estado, tem advertido, através da mídia, sobre as DST’s e o uso necessário do preservativo.Devido o aumento das doenças sexualmente transmissíveis, o Estado, abriu um leque com informações veiculadas pela internet,televisão, rádio, e panfletos, bem como as vacinas contra o papilomavírus,que estão sendo testadas sem custo algum, nas adolescentes, a fim de obter para a época vindoura, mulheres com o útero saudável.

Por conseguinte,esses mesmos veículos de comunicação que fazem a propaganda para o Estado, salientando os cuidados precisos para o ato sexual;são os mesmos que através das novelas, filmes e propagandas afins, usam de forma concomitante mulheres bonitas, roupas de grife, homens charmosos, para alienar os jovens, de que ‘FAZER SEXO É CHIQUE”, independente da situação.

È um emaranhado de informações contraditórias, que vem afetando a educação dos jovens a mesma que os pais o ensinaram desde o seu nascimento.Hoje, é normal ao assistir um programa televisivo, homens e mulheres fazendo sexo em desvario, com pessoas do mesmo sexo; mulheres com gravidez independente; os adultérios são comuns, e a promiscuidade é normal.

3) Quando a Bíblia fala a respeito da virgindade, ela se dirigi ao homem também?

R: sim. Se analisarmos as Escrituras Sagradas, veremos o apóstolo Paulo dirigindo-se aos homens solteiros, no capítulo 7, respectivamente nos versículos 1e 8 na carta aos Corintios: “É bom que o homem não toque em mulher; más por causa da impureza cada um tenha a sua própria esposa; bom seria se os solteiros e viúvos fossem como eu, todavia aos que não conseguem dominar-se, bom é que se casem, pois é melhor casar do que se abrasar”. Entendemos que Paulo exorta o homem solteiro a cuidar das coisas que pertencem ao Santuário de Deus, como também ele mesmo o fez, todavia se for para o homem andar em fornicação, prostituição; antes, seja melhor casar-se e ter uma esposa, pois é melhor casar do que se abrasar.

Tanto na época em que Paulo escreve aos Coríntios, como nos dias de hoje, muitas pessoas acham que podem andar em adultério, fornicação e continuarem a oferecer sacrifícios agradáveis a Deus, e o Senhor Jesus os receber.Todavia , a fornicação, a impureza e o adultério fazem partes das obras da carne como está registrado na carta aos Gálatas, no capítulo 5: “Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. A respeito das quais eu (Paulo escreve inspirado pelo Espírito Santo de Deus) vos declaro, como já outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam”.

4) Porque o homem valoriza a virgindade no matrimônio?

R: Segundo pesquisas recentes, é grande a porcentagem de homens que procuram para constituir um lar, mulheres virgens.Muitos homens sentem-se inseguros com parceiras que já tiveram outros relacionamentos sexuais;outros relataram sentir medo de seu desempenho sexual ser comparado com o de outro, e, outros se preocupam, após terem relações sexuais com a parceira, não satisfazerem-na a ponto dela procurar outro que lhe satisfaça.Todavia, o homem cristão valoriza a virgindade não por tais motivos fúteis, más por ser conhecedor da palavra de Deus, a qual ensina que a mulher virgem é comparada á noiva de Cristo, na qual é pura, santa e imaculada, de um só esposo.(ll aos Coríntios 11; 2).

5) A virgindade está fora de moda?

R: Para responder a esta pergunta, vejamos primeiramente o que significa o termo moda: costume ou estilo, em geral efêmero, aceito e imitado por um grupo ou meio social em certa época ou lugar.

As Escrituras Sagradas, nos revela na carta aos Efésios (cap 5; 1) para que sejamos imitadores de Deus, no qual é Santo e imutável. Passam-se séculos, porém sua palavra continua a mesma.

Desta feita, a Bíblia relata, que devemos ser não imitadores de tais modismos efêmeros, pois com a mesma intensidade que aparecem, com o passar do tempo, desaparecem, dando lugar para novos conceitos.

Logo; entende-se que a virgindade não pode ser comparada com o termo moda.

6) Virgindade tem a ver com a cultura de um povo?

R: podemos dizer que cultura de um povo é a herança social que um indivíduo adquiriu do grupo em que vive (costumes, tradições, vestuário, alimentação, e etc).Portanto ,cada sociedade transmite ás novas gerações o patrimônio cultural que recebeu de seus antepassados; todavia, há um processo de mudança social que acaba influenciando as informações que foram recebidas de geração em geração,mesmo porque acontece a miscigenação entre os povos, dando início a uma nova cultura.

Compreende-se então, que o usos e costumes mudam conforme a cultura da época; no entanto, a doutrina que a Bíblia Sagrada nos revela é imutável, inabalável, inalienável, chegando inclusive a ser o único Livro conhecido mundialmente no qual afirma, que: a mulher se deixe a conhecer somente ao seu marido, isto é que tenha relações sexuais somente depois de consumado o matrimônio monogâmico.

7) Os casais que se guardaram virgens para o matrimônio se arrependeram após o casamento, por não terem tido outras experiências?

R: Não, necessariamente.Durante a pesquisa, houve vários relatos de casais de várias classes sociais que se casaram virgens e disseram que não se arrependeram, e que não se sentiram em desvantagem em relação aos que haviam tido experiências antes do matrimônio; mesmo porque o casamento significa união, ajuste entre duas partes, onde ambos irão a partir daquele momento, iniciar uma nova fase de vida; desfrutando não só dos móveis, da casa, e do enxoval que serão usados pela primeira vez,más também do sexo, e juntos, estarão dividindo suas experiências e anseios, e a cada dia surgindo uma nova descoberta.

8) Existe um tabu quanto a se manter solteira virgem ?

R: Existe uma diferença entre liberdade e libertinagem.Somos chamados por Deus para sermos livres, todavia ,as pessoas que não possuem uma base Bíblica, confundem liberdade de ação com libertinagem.Para alguns grupos que vivem dissolutamente, e são escravos da mídia, concordam quando a mesma dá ênfase para o adultério, homossexualismo, lesbianismo, e sexo entre adolescentes e jovens, exposto nas novelas, em filmes, revistas, e etc, achando que ser virgem é um fato ultrapassado.

No entanto aquele que segue os conselhos que o salmista, inspirado por Deus escreve no Salmo 1:”Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios,nem se detém no caminho dos pecadores, nem assenta na roda dos escarnecedores.Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite”.

O homem e a mulher que não andam segundo estes perniciosos grupos pensadores, mas antes, buscam na palavra de Deus as respostas para os seus problemas, estes serão bem sucedidos,mesmo porque não estão firmados na mídia, que com a mesma intensidade que aparecem, desaparecem, más sim em Cristo, no qual é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

9) Porque a Bíblia compara a mulher virgem com a noiva de Cristo?

R: Por que a noiva de Cristo, que é a Igreja; para ser arrebatada com Jesus, tem que estar pura, santa, imaculada e sem mancha, conhecedora de um só esposo, que é Cristo para que não seja contaminada com vãs doutrinas. Da mesma maneira sejam também as mulheres virgens, conhecedoras de um só esposo. Referências: O Evangelho de São Mateus 25; 1 ao 13 , 2º. aos Corintios 11; 2, Levítico 21;14.

10) Perante a Bíblia, como ficam as mulheres que embora não são mais virgens, no entanto tem desejo de casar-se e constituir um lar, e ter uma vida com Cristo?

R: A partir do momento em que houve arrependimento e confissão, há remissão do pecado.Podemos ler na carta aos Romanos, no capítulo 8, precisamente no versículo 1:”Agora,pois,já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.Também na carta aos Coríntios capítulo 5 e versículo 17 leremos: “Aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já se foram e eis que tudo se faz novo”.

Ao lermos as passagens que retratam a peregrinação de Cristo na terra; veremos com certeza Jesus falando com mulheres adúlteras, ladrões, prostitutas, pessoas enfermas; enfim, vemos Jesus perdoando e sarando os corações feridos, dando-lhes oportunidade para iniciar uma nova fase de vida, desta vez, em santidade.O caso da mulher pecadora, que se encontra no Evangelho de Lucas, cap.7 e versículos 36 ao 50; nos retrata a história de uma mulher na qual todos a discriminavam por ser ela pecadora, porém esta mulher foi até Cristo,com o coração quebrantado,e Jesus perdoou seus pecados.Vemos casos similares como A mulher Samaritana; A mulher adúltera e outros nos quais vemos Jesus imputando-lhe seus pecados e dando-lhes oportunidade de terem uma nova vida, sem acusações, sem ressentimentos, sem medo do porvir.

Elen Viana Pelegrina.

visite nosso Blogger: http://familiapelegrina.blogspot.com.br/