E Deus disse: "amai-vos uns aos outros"

O título acima, talvez não seja o apropriado, mas de qualquer forma, foi o que me veio à mente. Trata-se dum texto que fala sobre o individualismo, as injustiças e a maldade humanas. Com isso não estou dizendo que a justiça e a bondade não existam. Existem sim, só que a natureza humana é falha, e é dessa imperfeição que vou comentar.

Nos dias atuais, vê-se claramente que o cidadão honesto se obriga a

conviver em meio à injustiça e maldade. Isso tudo gera uma insatisfação coletiva e provoca insegurança dantes nunca vista, principalmente nos centros maiores.

Enquanto muitos que deveriam estar presos, vivem circulando como cidadãos de bem, os demais são obrigados a conviver com pessoas ingógnitas. Isso sim, ingónitas, porque as pessoas passam a ter receio de mostrar sua verdadeira essência. Não mais se sabe quem é quem. E não estou me referindo apenas aos políticos ou empresários bem sucedidos, mas também ao cidadão comum. Pode-se dizer então, que o que atualmente mais se sobresai no ser humano é a dissimulação, o aparentar ser. Sob certo ponto de vista, infelizmente, para a maioria é uma forma de sobrevivência, uma auto defesa diante das dificuldades da vida. Mas a minoria, a camada bem posta na vida, também se comporta com falsidade, talvez até mais ainda, só que por outro motivo, que é o de não perder o poder adquirido.

Sabe-se que a desonestidade, a injustiça e a violência são passíveis de ocorrer em qualquer meio social. Não só nas favelas, na classe abastada também. Bem, quanto às favelas, a revolta de muitos que nela moram, é natural isso, uma vez que o individualismo e a injustiça predominam. Quer seja pobre ou rico, ninguém gosta de ser injustiçado, isso também é da natureza humana.

Está a injustiça fortemente enraizada deste os tempos coloniais, e nenhum governo parece conseguir fazer do nosso país um Brasil mais justo, mais humano e mais fraterno. Por que tanto imposto? Por que o mínimo do sálário é tão baixo? Por que os políticos precisam ganhar tanto assim, mais todas as mordomias? Por que eles próprios tem o poder de aumentar seu ordenado? Por que existe a imunidade parlamentar? Por que cidadãos de outros países, que não possuem uma pátria tão rica como a nossa, tem uma vida, financeiramente mais igualitária?

Por que não acontece a reforma judiciária? Julgamento igual para todos... Falta vontade política? Por que será? Baixar a maioridade penal, não vai adiantar para nada.... bem pelo contrário. Uma vez que as cadeias já estão superlotadas, vão ser obrigados a construir mais. Daí vem aquela história, vai preciso construir mais presídios. Vem a calhar, mais um motivo para retirar mais verbas, "faz-se necessário investir". Mas o que na realidade vai acontecer, é o desvio de verbas. O mesmo que acontece quando iniciam outras contruções (hospitais, escolas, etc, que são iniciadas e depois o povo não pode utilizá-las porque suas construções não estão concluídas. Foram deixadas ao léu).

O que me faz pensar é como pode haver tanta sêde pelo poder, tanta necessidade de ter sempre mais. Muitas pessoas passam a vida inteira

ludibriando os outros, estão há muito, bem postos na vida, o que possuem, materialmente falando, lhes chega, mesmo que tivessem dez, ou muitas vidas a serem vividas ainda, mas mesmo assim... Porque são tão insaciáveis, tão ávidos? Porque não vão ajudar ao próximo, ao necessitado, dar-lhe oportunidades, chance de estudo. Por que não vão viver a vida de forma honesta, pois muitos destes a que me refiro, já passaram dos sessenta e até dos setenta anos. Afinal, não vão levar nada junto...

Por quê? Por quê? Por que.....