ARTIGO -- PETROBRAS – Delação premiada – 06.09.2014
 
ARTIGO – PETROBRAS – Delação premiada - 06.09.2014
 
Quem está definitivamente em “cana”, como é o caso do ex-diretor da PETROBRAS, Doutor Paulo Roberto Costa, que se encontra preso, geralmente não quer ficar sozinho, tem de levar seus comparsas e até mesmo, se agradar a seus protetores, tentar colocar nas cenas dos crimes pessoas que nada têm a ver com os episódios. Essa é a regra, e até quem gosta de ler assuntos policiais sabe disso. Imagine-se quem passou uma vida estudando numa Faculdade de Direito, consoante me falou um amigo formado nessa profissão!
            Pois bem, esse antigo e bem conceituado diretor da empresa, vem de negociar com os poderes competentes uma penalidade mais branda para si, através da “delação premiada”, no sentido da apresentação dos nomes que fizeram parte do esquema de desvio de dinheiro da petrolífera e de outros ilícitos, relacionando cerca de doze pessoas, sendo seis do PMDB, duas do PP, três do PT e uma do PSB. Os três primeiros partidos são de apoio incondicional à presidente Dilma no Congresso Nacional. Apenas o último, o PSB, para não ficar de fora e tentar prejudicar a campanha da candidata Marina Silva, que anda na frente das pesquisas, vincula o nome do falecido Eduardo Campos, jovem liderança nacional, cuja presença ameaçava a retomada do poder, mas que decerto a sua morte num desastre aéreo ainda não esclarecido, facilitaria em muito a campanha da reeleição da candidata do palácio.
            O blog do Noblat é um dos mais lidos no mundo, até por que o seu titular é bem informado, e não poderia ser diferente, eis que dele vem a recomendação de que o leitor faça seu “login” na globo, que pertence a um conglomerado de empresas que, por seu tamanho e capacidade de operação, é detentor do monopólio da notícia no nosso país. Certa vez eu fiz um e-mail na emissora e tive o maior trabalho para cancelar a assinatura; foi pior do que um parto daqueles em que o nascituro deseja sair com as pernas abertas.
            É claro, lógico e evidente que esse cidadão não merecia essa faculdade da lei (não significa obrigatoriedade), até por que acreditar em pessoa que a norma não cumpre é de certa forma inacreditável. Todavia, pelo menos contra o Eduardo, ele terá de apresentar provas robustas, eis que até agora nada se sabe que denigra a imagem desse político pernambucano. Quando aos demais nomes, mesmo em se tratando de gente que costuma ser invocada em casos de escândalos, como protagonistas ou mesmo protetores de companheiros e amigos, ou até falsamente, também se torna necessário que se prove suas participações nesses esquemas fraudulentos de que a mídia nos dá notícia. Há de existir ao menos um começo de prova concreta, até por que confiar em alguém que se mostrou desonesto fica complicado.
            Na declaração desse senhor Paulo Roberto Costa também constam os nomes do presidente da Câmara dos Deputados, Doutor Henrique Eduardo Alves (PMDB); do ministro das Minas e Energia, Doutor Edison Lobão (PMDB); Doutor Renan Calheiros, presidente do Senado Nacional (PMDB); Doutor Romero Jucá (PMDB), senador pernambucano pelo Estado de Roraima, que vem sendo líder de quase todos os governos no Senado; Doutor Sérgio Cabral (PMDB), ex-governador do Rio de Janeiro, aliado do palácio do Planalto; Doutora Roseana Sarney (PMDB), filha do decano José Sarney, ex-presidente da república, governadora do Maranhão, que vem fazendo uma das piores administrações, notadamente na área da segurança; Doutor João Vaccari Neto, integrante do PT, exercendo o cargo de secretário nacional de finanças do partido; Deputado Federal Cândido Vacarezza, dos quadros do PT; Deputado Federal João Pizzolatti (PT); Doutor Mário Negromonte (PP), ex-ministro das cidades, e Doutor Ciro Nogueira (PP), Senador e presidente do seu partido.
          Fico por aqui. Que os leitores raciocinem e tirem suas próprias conclusões.
 
Meu abraço.
 
Ansilgus.
 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 06/09/2014
Reeditado em 07/09/2014
Código do texto: T4951489
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.