A INTERNET COMO FONTE DE NOTÍCIAS

Desde o surgimento da Internet a notícia foi um dos seus carros-chefe. Com a necessidade de ser informado e a disponibilidade do serviço em tempo real, e multimídia, se criou na rede mundial de computadores uma nova forma de fazer Jornalismo.

No Brasil, com o seu aparecimento em 1995, surgiram as primeiras versões eletrônicas dos principais jornais nacionais. Os recursos multimídia e o design eram pouco explorados. Com o passar dos anos e a evolução tecnológica, os meios de comunicação passaram a investir mais na Internet como fonte de notícias.

A facilidade de acompanhar as notícias do outro lado do Mundo no tempo imediato de sua ocorrência, bem como, eventos de grande porte, como Olimpíadas e Copas do Mundo, faz da Internet hoje uma das maiores fontes de informações mundiais. Basta um clique para se ter uma reportagem contextualizada, galerias de fotos completas, vídeos, fóruns e atualização minuto-a-minuto.

O 11 de setembro, maior atentado terrorista já ocorrido, foi um marco para o Jornalismo Online. Este foi o primeiro evento de grande porte, mundialmente impactante, acompanhado por jornalistas de Internet, mostrando a capacidade de ser um meio confiável como TVs e impressos.

Hoje, qualquer pessoa pode ser um repórter ou editor dispondo de um computador com acesso a rede. Com facilidade, qualquer usuário pode publicar fotos, textos, e até mesmo vídeos, para registrar algum fato jornalisticamente relevante. Além disso, blogs, fotologs e o próprio Orkut transformaram-se em protótipos de veículos de comunicação. Um bom exemplo disto é a grande mídia, que criou blogs para os seus principais jornalistas com o intuito de manter contato direto com o público e veicular suas informações.

Outra vantagem é a possibilidade de receber notícias personalizadas por e-mail, selecionadas pelo leitor de acordo com assuntos de seu interesse. Com isso, o internauta tem acesso a um grande número de material noticioso atualizado, de várias fontes de informação, diretamente recebidos em seu computador. Através dele, os usuários podem enviar comentários, críticas, sugestões, dúvidas e contribuições aos editores, repórteres e colunistas de jornais e revistas que possuam versões digitais na Web, possibilitando o contato instantâneo com os meios de comunicação.