Dia da Criança.

DIA DA CRIANÇA

Em 1923 a cidade do Rio de Janeiro então capital do Brasil sediou o 3º Congresso Sul Americano da criança.No ano seguinte aproveitando a recente realização do evento o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei para mais essa data comemorativa: “O dia da Criança” .O decreto teve aprovação no dia 12 de outubro oficializado pelo presidente Arthur Bernardes por meio do decreto nº4867de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960 passou a ser amplamente comemorada

Isso se deu quando a Fabrica de brinquedos Estrella fez uma promoção conjunta com a “Johnson & Johnson” para lançar a “Semana do Bebe Robusto” e aumentar .suas vendas.

A partir dessa data aqui no Brasil observou-se um considerável evento anual.

A comemoração do “Dia das Crianças” não acontece na mesma data em todos os países em Portugal por exemplo o dia das crianças é comemorado em 1º de junho e tem referência com o mês anterior Maio quando é comemorado o mês de Maria, o dia das mães, ao menino Jesus filho de Maria.

Independente do dia ou mês que comemoramos um dia para o “porvir” do mundo ,que são as nossas crianças, é importante que tenhamos consciência das necessidades básicas do corpo ,da mente e do espírito desse ser em formação. Países comemoram em datas diferentes esse dia mas, a criança de todo o mundo tem que viver o respeito absoluto, e preciso, que pede seu estado de movimento para a evolução.

Joyce Rabassa