Democracia

Democracia

Democracia é um regime de governo onde as decisões políticas são tomadas, direta ou indiretamente, pelo povo.

Na democracia direta, comumente chamada de "democracia pura", o povo é chamado a expressar sua vontade em cada assunto a ser decidido.

A forma mais usual, "democracia indireta", se dá através da nomeação de representantes pelo voto, sendo portanto, a democracia indireta que está em vigor no nosso país.

Esse regime opõe-se à ditadura, ao totalitarismo do poder, exercido por uma elite que se auto-elege.

Parece-nos portanto, tão perfeita, que é difícil entender porque na prática, o nosso país não tem demonstrado total satisfação com o referido regime.

De acordo com Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.

Considerando que Gandhi não gastava palavras à toa, e que o povo brasileiro, tem sido tolerante até demais... faltaria tolerância aos representantes do povo?

É mais coerente pensarmos em "conscientização".

Os governos precisam aprender honestidade, compromisso com o povo.

E o povo precisa reaprender política, tomar conhecimento dos seus direitos, que são extensos, mas por motivos completamente diferentes, estão sendo ignorados por ambos os lados.

Uma das principais funções da democracia é proteger direitos humanos fundamentais, como a liberdade de expressão e de religião, o direito à proteção legal igual, bem como, o direito de organizar e participar ativamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.

Mas nem todos os cidadãos têm consciência disso e poucos reclamam esses direitos.

A democracia visa a descentralização do poder, que em outros regimes ficam apenas com o governo central, distribuindo-o para os governos mais próximos do povo, o que deveria tornar a participação do povo mais ativa e consciente.

Para o efetivo sucesso da democracia, é fundamental três quesitos básicos: tolerância, cooperação e compromisso.

Para que cheguemos a esses quesitos, é preciso, políticos e povo, exercitarem a conscientização.

Com um governo sério e compromissado com o regime, um povo cooperativo e a tolerância de ambos os lados, nosso país terá o regime que precisa para alçar altos vôos, e ser finalmente, "o país do futuro", que se espera há mais de uma geração.

Tere Penhabe

www.amoremversoeprosa.com