Brava Gente Brasileira em Terras Estrangeiras - Antologia Internacional

Press Release

BRAVA GENTE BRASILEIRA EM TERRAS ESTRANGEIRAS

Antologia Internacional

Volume II

PROJETO LITERÁRIO

Com o objetivo de estimular talentos brasileiros, principalmente os residentes no exterior, no exercício das letras, mantendo viva nossas raízes e o idioma pátrio, foi plantada uma sentimentinha frágil: a idéia de se criar uma coletânea de verso e prosa com a participação exclusiva de autores brasileiros residentes no exterior.

O primeiro volume da série entitulado “Brava Gente Brasileira em Terras Estrangeiras” foi lançado em 2004 e o sucesso obtido foi além das expectativas.

A referida coletânea se tornou destaque na mídia internacional e está servindo de base para pesquisas, principalmente para estudantes da língua portuguesa, em Universidades nos Estados Unidos, Europa e Brasil; e apontado como um marco histórico, por ser a primeira coletânea escrita exclusivamente por imigrantes residentes no exterior.

A exemplo da primeira, em 2005 haverá a continuação do projeto literário, que terá o mesmo título com o acréscimo do sub-título Volume II e contará com a participação de 30 autores. Brasileiros residentes no Japão, Itália, Suiça e Estados Unidos. Indivíduos que tomaram conhecimento do antologia através do sucesso obtido na primeira edição, e em divulgação efetuada em jornais e revistas editados em língua portuguesa na Ásia e Estados Unidos, tendo como aliada a força da Internet.

Eis os nomes dos participantes que acreditaram no projeto e estarão presentes nesta nova coletânea, bem como os países onde residem:

Agenor Kakazu (Japão), Angela Bispo (EUA), Angela Bretas (EUA), Antonio Cupertino Moreira ( EUA), Beti Rozen (EUA), Carlos Borges (EUA), Dário Borim, Jr (EUA), Elza Toshiko Suguitame (Japão), Kristie Myamoto (Japão) Lonise Gerstner (EUA), Luciano Rabuske (EUA), Mainá Medeiros (EUA), Marcos César de Oliveira (EUA), Maria Flávia Ferreira (EUA), Mariana Brasil (Itália), Neusa Martinez (EUA), Nilson Hissami Taninaga (Japão), Paula Valéria de Andrade (EUA), Raquel Gonçalves (EUA), Regina von Arx (Suiça), Sathya Rosa (EUA), Silvana Regina dos Santos (EUA), Silvio Parise (EUA), Sônia Ioannides (EUA), Sõnia Maria Venohr (EUA), Sueli Cifarelli (EUA), Tânia Mara Martins (EUA), Vanuza Ramos (EUA), Vilson Rocha Filho (EUA), Ydeo Oga (Japão).

Alguns autores escreveram relatando as dificuldades, a saudade, a carência, o fascínio, a conquista, a experiência na nova Pátria. Outros efetuaram um mergulho introspectivo e deixaram fluir a veia poética em versos que exaltam o amor, a dor, a vida. Possuem em comum o orgulho de serem brasileiros, mesmo distantes, e provam que o elo com o Brasil se faz presente; pois mantêm a língua portuguesa ativa através dos textos redigidos exclusivamente no idioma Português

A coletânea contará ainda, com textos do escritor e professor da Universidade da Pennsylvania, Sr Glauco Ortolano, e do romancista e fundador da União Brasileira de Escitores de Nova Iorque, Sr Domício Coutinho, ambos brasileiros residentes nos Estados Unidos, que estarão escrevendo a introdução e orelhas, respectivamente.

O lançamento está previsto, na Flórida, EUA, para Outubro-2005 com data a ser definida e divulgada em Press release.

Interessados em adicionais informações, favor contatar diretamente a escritora Angela Bretas, idealizadora e coordenadora do projeto, através dos e-mails antologia2005@hotmail.com ou info@bretasbooks.com -

Telefone (001) 561 756.0561 Web-page - www.bretasbooks.com

---------------------------------------------

Links do lançamento da antologia Brava Gente -Volume I -

http://www.bretasbooks.com/lancamento.htm

http://www.gazetabraziliannews.com/ed389/social/social_e.php

Angela Bretas
Enviado por Angela Bretas em 13/09/2005
Código do texto: T50159