Advogado de lobista acusa juiz da Lava Jato de ser 'justiceiro'
DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA
24/01/2015  
(TRANCRIÇÃO DE NOTÍCIA DA FOLHA DE S.PAULO)
 
 
A defesa do lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, ingressou com um pedido de liberdade dele no qual acusa o juiz Sergio Moro de ser justiceiro.
"O juiz singular tem o dever de julgar, não de perseguir, nem de justiçar, devendo-se afastar do propósito de se notabilizar como paladino da moralidade na República, já que esta não é sua função", diz o pedido de habeas corpus assinado por um grupo de advogados encabeçado por Nelio Machado.
Baiano está preso desde 21 de novembro sob acusação de ter recebido US$ 30 milhões em suborno por intermediar a compra de dois navios-sondas para a Petrobras, segundo um dos delatores da Operação Lava Jato.
Machado diz que o processo é "permeado de excessos e descomedimentos, ilegalidades e abusos de poder". Segundo o pedido, o juiz viola a Constituição ao abandonar o princípio de presunção de inocência: "O magistrado pressupõe que o paciente [réu] é culpado, que solto irá fugir e que se for posto em liberdade cometerá novos crimes".
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, entendeu que o pedido não é urgente. O ministro Teori Zavascki decidirá sobre ele em fevereiro, na retomada os trabalhos no STF.
EM DEFESA DO JUIZ SÉRGIO MORO,DE CURITIBA.     (por Helion Verri)
 
Embora reconheça que cabe aos advogados,ou um grupo deles,liderado por Nélio Machado, requerer e pleitear a liberdade de Fernando Soares,vulgo "Baiano",pedir o que quiser em benefício dos acusados e até entender que o ilustre magistrado seja um "justiceiro"- bom que se diga que nada disso ocorre em Curitiba no Forum da Justiça Federal.
O País inteiro de norte a sul - está perplexo de que um só magistrado,como o Juiz Sérgio Moro, da primeira instância,sozinho, tenha a primorosa coragem de encarcerar os malfeitores desta Nação, estragada e humilhada aqui e lá fora,por marginais do porte dos que estão recolhidos em Curitiba e, com extrema competência e coragem,além de total isenção, realiza em conjunto com o Ministério Público Federal,entenda-se a Procuradoria Geral e Regional da República,mais a Polícia Federal, uma vasta e percuciente apuração de um dos maiores assaltos praticados e vindos a público,nos últimos tempos...O "piedoso" pedido dos advogados do tal "Baiano"-pelo que se apura,em Curitiba,(só para esclarecer) recebeu de subordo  (sic) 30 milhões de dolares para intermediar a compra de dois navios-sondas a Petrobras. Nosso dinheiro e valores da Nação...
Querem benesses e pretendem a liberdade,quando se sabe que por anos e anos esta Nação e o Povo foram enganados por marginais que deveriam se pautar com maior retidão,quando eram destinatários de notável poder de negociar e transferir valores imensos em proveito de si próprio, traindo a formação de dirigentes e pessoas de certa influência nacional e social, as quais deveriam isto sim estar a serviço do País, mas tergiversaram para o crime contra todos nós,indistintamente. Há anos e anos engordaram políticos pulhas,canalhas,ligados ao poder ou não para conseguir benesses vergonhosas e incalculáveis, jamais vistas e descobertas na história brasileira.VERGONHA.
Por outro lado, levaram para fora da Nação milhões e milhões de dolares para paraisos fiscais, além de subornarem os políticos com gratificações imundas a título de "assessorias" e "palestras" - fatos sabidos e plenamente notórios inexistentes,eis que encobriam comissões e subornos que ainda nem vieram a tona para conhecimento geral da nação,envolvendo gente que se alegaria de "algum respeito"(sic)...ou por exemplo, aquele "de nenhum respeito"- o ex-ministro da Casa Civil de ex-presidente da República,Lula,aquele já condenado no famigerado "mensalão"-de triste memória, "in casu" um tal de José Dirceu, que smj ainda cumpre pena deste procedimento e já surge,agora, como figura subornada,agraciada pela empreiteira Camargo Correa, a título de : "conferências e palestras para divulgar o Brasil"...(sic).( Como êste País necessitasse desses procedimentos exóticos e extravagantes,vindos de um apaniguado do chão de fábrica,que foi presidente da república e tem escritório(de fachada) -atualmente- de "assessorias").
O juiz Sérgio Moro sabe perfeitamente que o "mensalão" não esfriou com o LAVA JATO, em sua mão,e,certamente, pelo andar da carruagem alguns figurões irão voltar a Papuda (tudo é uma questão de tempo) e, sabe o magistrado que o País não tem presídio suficiente para suportar essa ignobil pletora de "notáveis" marginais...Muitos nomes de políticos ainda surgirão na cena do crime de "lesa pátria". Só que a defesa de "Baiano"- o vendilhão safado- entende que o Juiz Sérgio Moro é "justiceiro"...
Justiceiro ....Não.
JUSTO !!! 
ASSIM, SIM.