QUE CAPITALISMO É ESSE

Agora é fato. Não era apenas uma marola. Depois de tentar tapar o sol com uma peneira, incentivando o consumo e o endividamento, as ondas da crise econômica atingiram o Brasil. Espero que não seja “Impossível” sair dela.

Ainda fico me perguntando onde ficaram os bilhões de reservas cambiais que o ex-presidente Lula, e depois Dilma Rousseff, afirmavam que salvariam o país da crise?

A utopia do consumo fácil foi boa enquanto durou. Só agora estamos vendo os rastros maléficos que ela deixou. São milhões de cidadãos sem possibilidades de quitarem suas dívidas. Com um agravante. Agora todos ainda são obrigados a ajudar pagar os rombos criados pelo governo.

Quando o capitalismo engoliu o comunismo, ele já tinha perdido muito da sua essência. No seu conceito o capitalismo nasceu quando a produção industrial expandiu-se mundo afora. O consumo precisa ser gerado por produção, e não pelos mercados financeiros.

Com o Brasil em crise, e nosso parque industrial sucateado repare quem é o nosso Ministro da Economia. Um banqueiro. Neste momento ninguém fala em incentivar a produção. O capitalismo atual obriga os governos darem explicações aos mercados financeiros e as agências de risco. E não estamos sozinhos neste barco.

Facilmente a Câmara de Deputados aprovou o desconto direto da fatura do cartão de crédito na folha de pagamento do trabalhar. Como os deputados são bondosos. Uma ajuda e tanto para que os banqueiros não percam dinheiro.

Difícil é legislar para impor limites nos juros dos saldos devedores das contas bancárias, por exemplo. Criaram as bandeiras para sobretaxar as contas de luz dos brasileiros, e ninguém tem coragem de falar em sobretaxar os impostos sobre os lucros exorbitantes das instituições financeiras.

Com a crise financeira que se alastrou no mundo em 2008, o conceito de capitalismo sofreu sua transformação final. As enciclopédias precisam ser reescritas. Nosso capitalismo atual deixou a produção no passado. Hoje ele só tem olhos para os lucros os mercados financeiros.

Com o fim dos empresários, surgiram os investidores. Com eles o capitalismo foi contaminado por um vírus ainda sem cura. E que já mostrou a sua capacidade de causar sérias epidemias.

Esse vírus traz uma doença perigosa. Os endividados sempre podem perder tudo do dia para a noite. Os banqueiros nenhum centavo. Com ou sem marolas.