Conclusões

Conclusões








Erich Fromm chegou a conclusão de que "A maioria das pessoas considera que o problema do amor é, antes de mais nada, o problema de ser amado, e não o de amar, da capacidade de amar". Para não reduzir os Fromm a duas linhas, acrescentamos: "O que a maioria das pessoas na nossa cultura entende por ser digno de amor é essencialmente uma mistura de ser popular e ter sex appeal. (...) Por trás da atitude de que não há nada a aprender em matéria de amor é considerar que o problema do amor é o problema de um objeto, e não o de uma faculdade".

Fromm concluiu mais, não cabe nesse artigo.

Semana passada os motoqueiros do Putin, (uma gente horrível de acordo com jornalistas sérios) resolveram dar uma passeada pensada pelo território europeu. Alguns países não queriam a presença deles. Mal educados, belicosos, se comportam como sobrinhos do Czar, houve alvoroço abafado da parte dos que pensam um pouco, a mente vai longe e se pega em precedentes, tipo o ocorrido com Francisco Ferdinando, sobrinho do imperador austro-húngaro, assassinado por um grupo chamado Mão Negra. E porque o grupo era uma sociedade nacionalista sérvia, o império declarou guerra com a Sérvia. Depois a Rússia foi forçada a se mobilizar, devido a um tratado, o que fez a Alemanha declarar guerra contra a Rússia. Depois a França declarou guerra contra a Alemanha e assim teve início a Primeira Guerra Mundial, por causa do assassinato do sobrinho do imperador.

A grande conclusão deste mega evento resume-se a uma única palavra: carnificina.

Estudiosos de arte também concluem. Para se ter uma idéia, o que se entende por hierarquia dos gêneros de pintura remonta a Antiguidade. Sob a perspectiva de uma ordem decrescente, a de maior enlevo é a pintura histórica, ou de história, profana, religiosa, alegórica, etc., seguida da pintura de gêneros, seres humanos representados no cotidiano, o retrato, a paisagem, a natureza morta. Por fim, aquilo que exige mais imaginação e criatividade, leia-se talento, em contraposição com o que se considera mera cópia do real.

Na Antiguidade talvez o real fosse real, mas e agora?

Finalmente concluiu-se que a glândula Timo (do grego, thýmos), nome equivalente a energia vital, cresce na felicidade e contentamento, encolhe consideravelmente em períodos de estresse e doença. A medicina só a conhecia através de autópsias. Concluíram que era uma porçãozinha atrofiada e durante décadas "médicos americanos bombardeavam timos adultos perfeitamente saudáveis com megadoses de raios X achando que seu "tamanho anormal" poderia causar problemas". Se adequar o procedimento acima para outras áreas perceberá o perigo de conclusões precipitadas.

Uma interessante pesquisa realizada nos USA em 2002 traz conclusões que puxam o tapete daqueles que respiram idéias pré concebidas.
Metade dos americanos trabalha em pequenas empresas, com menos de 100 funcionários - 1/3 delas quebra. Não por causa dos aluguéis ou da concorrência com grandes empresas. Por qual motivo? Fraudes trabalhistas. Seguem dados para conclusões: 80% dos infratores são brancos. A chance dos infratores serem casados é 3x maior; 4 x maior de serem homens; 16 x maior de terem cargos executivos, e a de terem pós graduação é 5 x maior. Essa pesquisa também concluiu que 30% dos trabalhadores tentam roubar seus patrões, 30% cedem à tentação, 5% farão a fraude de qualquer maneira e 85% em circunstâncias propícias: necessidade, oportunidade e racionalização do comportamento – trata-se do triângulo da fraude.

Algumas conclusões são profícuas, quando estudadas devidamente.

No excelente livro "Ensaios da Alma", do amigo Celso Panza, temos na pág. 67 o capítulo Opinião. Resumidamente tomo a liberdade de colocar aqui sua conclusão sobre as pinturas rupestres que datam do período paleolítico encontradas na gruta de Lascaux. "Os touros grafados diferem em forma opinativa de expressar a arte, são 130 figuras de animais. Havia diversidade de expressão nas pinturas". Mais à frente, no mesmo capítulo: "Cada um declina daquilo de que está convencido, e assim opina."

Assim concluímos que no presente momento podemos arriscar sobre uma interminável e aleatória sequência de pensamentos sobre incontáveis assuntos.

O que me parece insondável é o cenário tupiniquim, onde não será difícil concluir que vivemos um dilema político de perplexidade sem precedentes com consequências escondidas a cada movimento.



(Imagem: Paul Klee, Watch Plants, 1924)
Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 14/05/2015
Reeditado em 22/07/2020
Código do texto: T5241484
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.