Segundo Filho

Nos próximos dias, talvez uma quinzena, estarei lançando meu segundo livro. É uma sensação bem agradável lançar um livro. Já a vivi uma vez e estou na maior expectativa de revivê-la.

Publicar um livro é tarefa que exige paciência, de seguidas e repetidas leituras do mesmo texto, na tentativa de identificar erros de digitação, concordância, ou más colocações que possam gerar interpretações equivocadas. E mesmo assim, depois de publicado, sempre localizamos erros ou más colocações.

É interessante o processo, pois primeiro a idéia, depois a reunião e organização dos originais, que passam por primeira revisão. Depois, o processo de paginação em programa de computador, nova revisão e releitura. Depois, o processo de criação da capa, texto síntese para a contracapa e orelha e finalmente o próprio livro que se transforma em realidade.

Mas, autor e editores preocupam-se também com a seqüência dos capítulos, um título que agrade e uma capa atraente; dedicam-se à divulgação para que o retorno compense o investimento, etc. E, depois de publicado – o que também exigiu uma série de providências burocráticas –, surgem os contatos para venda, momentos de autógrafos e mesmo palestras sobre o tema que originou a obra.

É um processo longo, mas compensador. Ele traz alegrias a autores e editores. Vem somar-se à cultura nacional e torna-se instrumento para discussão e veiculação de idéias.

Escrever é um desafio. Há que se escrever de forma que facilite a assimilação do leitor. Há que se respeitar a literatura e tornar a publicação um veículo agradável e instrutivo, desafio nem sempre atendido por autores e editores. Mas como todos estamos em permanente aprendizado, o hábito de escrever transmite experiências sempre crescentes de aprendizados.

O próprio processo gráfico e de edição de livros sofreu imensas transformações nos últimos anos. A diagramação, a elaboração de capa, o processo gráfico e mesmo de distribuição das obras sofreram muitos estágios de modificações que culminaram nos dias atuais com uma grande facilidade de localização de temas e títulos de interesse, ao lado da comodidade de aquisição via internet.

Um bom título e uma boa capa, atualmente, são requisitos de boa aceitação pelo público, além, é óbvio, do conteúdo e nome do autor, que muitas vezes já significa sucesso antecipado de vendagem.

Mas, partilho com os leitores de toda semana as alegrias desse momento. Meu novo livro, lançado pela Editora Mythos, de São Paulo, intitula-se Espíritos – Quem são? Onde Estão, O que fazem? Por que nos procuram? Breve estará disponível nos sites de venda pela internet, ou diretamente com a editora pelo telefone 0 xx 11 3021-6607. Também o site http://www.sinalverdelivros.com.br/ estará comercializando o livro. O próprio título já diz, por si, de seu conteúdo. A abordagem total da obra visa esclarecer sobre a velha questão, retirando medos, misticismo, equívocos, para trazer a visão clara de quem realmente são esses personagens tão incompreendidos...

Orson Peter Carrara

Orson
Enviado por Orson em 15/06/2007
Código do texto: T527874