NOSSOS TUCANOS MÍOPES

Eleição vai, eleição vem, e cada vez eu entendo menos o comportamento da oposição ao governo do Partido dos Trabalhadores. Principalmente o PSDB. Um dos protagonistas do cenário eleitoral das últimas duas décadas.

Quando a derrota chega, os tucanos somem nas sombras. Uns aparecem tempos depois, aos cochichos de pé de ouvido com caciques do PMDB. Foi o caso de Aécio Neves com Renan Calheiros. Nunca antes na História deste país, eu desejei que uma foto pudesse reproduzir o áudio do que estava sendo cochichado.

Será que nos livros de sociologia que ensinaram Fernando Henrique Cardoso, os enunciados dizem que democracia é a oposição se contaminar com miopia depois da derrota?

Os petistas não deram a FHC, toda a moleza que os tucanos deram ao ex-presidente Lula, e estão dando a presidente Dilma Rousseff. Infelizmente temos de aceitar a constatação de que a elite não sabe fazer oposição. E tem preguiça de aprender.

Poucas coisas são mais idiotas que fazer pesquisas eleitorais para presidente agora. O Datafolha decidiu ser idiota e fez. Puxa! Se as eleições fossem hoje, Aécio Neves estaria liderando com 35% das intenções de votos. Dez pontos acima do ex-presidente Lula.

Com a “vitória” se encaminhando dessa maneira, eu daria um bom conselho ao senador Aécio Neves. Juntar alguns fiéis escudeiros tucanos e todas as semanas daqui até 2018, viajar até a Venezuela para visitar presos políticos. Com o cuidado de não usar um avião da FAB para o turismo. Será que os tucanos sabem quem pagou a viagem deles?

Com 65% de desaprovação o governo de Dilma Rousseff está nas cordas. Exposto ao golpe de misericórdia, E o que a oposição faz? Viaja para a Venezuela. Começo a acreditar que quando a ficha da besteira caiu tudo foi armado para ganhar a piedade dos brasileiros em nome da democracia. Democracia é um sonho que nem nós temos aqui.

Por sorte, os míopes não estão impedidos de contarem boas piadas. Uma dessas piadas saiu da boca de Aécio Neves. Transfigurado de “favoritaço”, (emprestei o termo do Arnaldo Ribeiro da ESPN Brasil) o tucano pediu dez anos de mandato para presidente.

Toda essa miopia está impedindo a oposição tucana de enxergar o “Volume Morto”. Com essa denominação, acredito que na semana passada Lula deu o pontapé inicial da sua campanha em grande estilo. Esguichando água para todos os lados. Inclusive na pupila e todos os seus ministros. E parodiou o técnico Tite. “Eles precisam falar muito”.

Enquanto a miopia tucana não permite enxergar além do nariz, Lula torce para que as pedaladas quebrem a bicicleta. Ele vai prometer uma novinha. E vão acreditar nele.