HISTÓRIA DA LITERATURA OCIDENTAL (IV)

A poesia lírica grega é examinada por Otto Maria Carpeaux com a observação de que foram legados apenas fragmentos aos estudiosos. Afirma o escritor:

‘Com exceção da obra de Píndaro, possuímos só fragmentos, que não permitem reconhecer a personalidade dos poetas, nem sequer nos dão ideia bastante exata do que foi aquela poesia; nenhum crítico literário ousaria jamais interpretar e julgar um poeta moderno do qual só conhecesse tão poucos versos como existem dos líricos gregos”. Ademais, o lirismo da antiguidade grega era umbilicalmente ligado à música, da qual Carpeaux diz que não podemos formar ideia.

Na opinião do autor, a poesia lírica tinha como objetivo a expressão de paixões violentas. “Por isso, celebraram o nome de Alceu, aristocrata belicoso e poeta requintado”. “E para explicar o poder de expressão da maior das poetisas , Safo, inventaram uma coroa de lendas: Safo como centro de um círculo de mulheres dadas ao amor lésbico, ou Safo que se suicida por amor a uma jovem que não compreendeu a paixão da poetisa envelhecida”

“É, pois, uma realidade a afirmação de que só nos chegou, da poesia lírica grega, com exceção da de Píndaro, a parte menos importante; e de resto, só pobres fragmentos. Parece que já a própria Antiguidade se esquecera daquelas expressões poéticas, incompatíveis com os ideais pedagógicos da literatura grega”.

Para o escritor, “o desaparecimento da poesia lírica grega é um fato histórico de importância capital : contribuiu para criar no futuro a imagem convencional da Antiguidade, o pretenso equilíbrio “olímpico”. Destaca: “A poesia lírica grega era, ao que parece, mais uma explosão violenta “dionisíaca” , do que mera expressão emocional”.

“Por isso, os filósofos e políticos da Antiguidade preocuparam-se com os efeitos perigosos do individualismo literário; o acompanhamento musical era tentativa para atenuar a poesia, discipliná-la, “apolinizá-la”, conferir-lhe significação ética. Esse objetrivo só foi realizado com Píndaro: e é ele o único lírico grego do qual se conservou obra extensa”.

samuel filho
Enviado por samuel filho em 17/07/2015
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