Pontuação no Diálogo

Percebo, ao ler contos nos desafios literários que participo, que muitos autores se enganam ao pontuar os diálogos. Eu errava muito isso quando comecei a escrever e pesquisei bastante o assunto. Não existe um consenso sobre as regras, mas irei citar aqui as mais utilizadas.

1) Fala simples:

Caso base. Use o travessão para iniciar a fala de um personagem, no início de um novo parágrafo:

— Cuidado ao olhar as estrelas, filho.

Observação: travessão (—) não é a mesma coisa que hífen (-), o famoso “tracinho” que usamos, por exemplo, em palavras compostas. Uma dica é utilizar o atalho [Ctrl] + [Alt] + [Hífen] no Word (ou [Alt] + 0151 no teclado numérico) para incluir um travessão rapidamente no seu texto.

2) Explicação do narrador ao final da fala:

Um segundo travessão é utilizado para separar a fala do personagem da inserção do narrador. Caso a inserção do narrador possua uma relação explicativa com a fala do personagem, não é necessário o ponto antes do travessão e a palavra seguinte é escrita em minúsculo:

— Sim, sou eu — respondeu baixinho.

Alguns autores, porém, preferem encerrar a frase com um ponto e colocar a inserção do narrador em maiúsculo. Parece ser uma questão de gosto:

— Sim, sou eu. — Respondeu baixinho.

O mais importante é saber que o travessão funciona como a vírgula, ele nunca encerra a frase, portanto só se usa maiúsculo após quando antes dele existir um ponto. Alguns exemplos de pontuação incorreta:

— Sim, sou eu — Respondeu baixinho. (errado!)

— Sim, sou eu. — respondeu baixinho. (errado!)

A exceção ocorre quando a frase anterior termina com o ponto de interrogação ou exclamação. Nesse caso, se costuma aceitar o uso da palavra seguinte em minúsculo:

— Que sorte! — exclamei, em alívio.

— Por quê? — indagou curioso.

3) Explicação do narrador no meio da fala:

A inserção explicativa do narrador é escrita entre dois travessões. O ponto que encerra a primeira frase é colocado após a inserção do narrador e a frase seguinte, após o travessão, começa com letra maiúscula:

— Não me mate — suplicou. — Por favor!

Caso inserção ocorra no meio de uma única frase, não se usa ponto:

— Essa é minha mãe — apontou Joana — e esse é meu pai.

Em caso de necessidade de uso da vírgula, ela é colocada após o segundo travessão:

— Meu nome é Bond — disse —, James Bond.

4) Ação intercalada com a fala:

Quando a inserção do narrador não possui relação explicativa com a fala, mas trata-se de uma ação ou descrição da cena (uma nova frase), a fala é sempre encerrada com ponto e, claro, a frase do narrador inicia-se em maiúsculo:

– Tchau. – Levantou-se a da cadeira e encaminhou-se para a saída.

Quando incluída no meio da fala a regra é a mesma. Cada frase deve ser encerrada com ponto e a palavra seguinte, independente do travessão, deve iniciar com maiúsculo:

— Vou ligar para eles. — Sacou um telefone e já começou a digitar os números. — Quero um suspeito preso ainda hoje.

As regras são simples e basta entender que o travessão nunca encerra a frase. O que define se a palavra seguinte vem em maiúsculo o não são as demais pontuações. As outras são mais dicas que regras e o uso fica por conta do escritor.

Espero que esse texto tenha sido útil na sua longa e prazerosa caminhada na estrada literária. Caso possua alguma dúvida, não hesite em comentar.