“ Se Deus quiser vai dar tudo certo”

“Nunca em toda história deste país”, como diria o nosso presidente, estivemos tão envolvidos com desmandos, desgovernos e corrupções. Elas estão infiltradas em todos os poderes, em todos os setores, em todas as atividades.

Na verdade a corrupção que hoje vergasta o nosso país é filha do Sr. Jeitinho que é casado com a D. Impunidade. Nós, brasileiros, que sempre nos orgulhamos e achamos engraçadinho o tal “jeitinho”, outrora ingênuo e inofensivo, não percebemos que ele cresceu, tornou-se atrevido e transformou-se em delinqüente, marginal e insensível, nos fazendo a todos de reféns, diretos ou indiretos, de seus caprichos.

Por tudo isso estamos vivemos num panorama deplorável e com perspectivas nefastas.

A mídia não fala em outra coisa a não ser em corrupção, desperdício do dinheiro público, oportunismo, violência, impunidade, etc. Mal acabam de anunciar um escândalo e outro já começa lançar seu fedor na atmosfera.

A Polícia Federal nunca esteve tão em evidência. O tempo todo assistimos na tevê policiais transportando pessoas, computadores... O pior de tudo é que além de lutar contra os bandidos, com ou sem colarinho, ela também tem que enfrentar a corrupção interna, ou seja: a polícia está repleta de bandidos, enquanto a bandidagem ainda conta com inescrupulosos policiais e agentes do poder público a seu serviço... O que nos leva a concluir: o bem está cedendo ao mal, enquanto o mal se mantém firme e cada vez mais forte em seus propósitos e ideais.

O pior de tudo é que os poucos criminosos que são “presos” passam a comandar o tráfico e o terrorismo de dentro das próprias penitenciárias, com todo o conforto, sempre com a ajuda daqueles que deveriam honrar seus cargos e nos proteger... E além do mais debocham da população!

O senador Pedro Simon, com semblante cansado, pede nossa reação, nossa indignação, mas o povo parece anestesiado, conformado, desacreditado... E com certa razão! Afinal, de que adiantou a reação dos caras-pintadas quando pressionaram Collor de Melo a descer do poder? Viram que a intimidação não logrou êxito, pois, foi a partir daí que a corrupção e o crime tomaram proporções, hoje incontroláveis.

Confesso que não sei qual vai ser o fim de tudo isto!

O que podemos perceber é que o povo ao invés de tomar ações efetivas contra o mal, parece estar se adaptando a ele: Os moradores das favelas fazem pacto com os controladores do tráfico para poderem viver e até os servem; a polícia faz acordo com a bandidagem para que ambos não se firam; o governo faz acordo com a contravenção para ambos terem direito ao seu espaço; a ministra, confessando-se incompetente, pede para os passageiros dos aeroportos relaxarem e gozarem diante dos sucessivos desrespeitos, e assim por diante. E nós, que trabalhamos, pagamos nossos impostos, carregamos nas costas a maior carga tributária do planeta, as únicas e verdadeiras vítimas, não reclamamos os nossos mínimos direitos.

Podemos resumir este quadro caótico da seguinte maneira: O governo segue cada vez mais incompetente e corrupto; a polícia cada vez mais desarmada e sem moral; os grandes empresários cada vez mais gananciosos e insensíveis com o consumidor e com o meio ambiente; os empresários das igrejas cada vez mais oportunistas, e o povo cada vez mais omisso e desmotivado, repetindo uns aos outros: “ Se Deus quiser vai dar tudo certo”.

Tião Luz
Enviado por Tião Luz em 20/06/2007
Reeditado em 12/11/2012
Código do texto: T534238
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.