O apresentador José Luiz Datena, (aquele que repete, repete,repete, repete pra encher lingüiça) indignado com a agressão sofrida por um aposentado, e perpetrada por um jovem, amistoso e civilizado policial , chamou a vítima de “velhinho” repetidas vezes. Quantidade de vezes, aliás, suficiente para encher a paciência dos telespectadores. Inclusive a minha.
   “O velhinho está em coma”, “o velhinho caiu ao chão”, “o policial agrediu um velhinho”, e o “velhinho” tinha a avançadíssima idade de 57 anos!! Completos!! Datena deixou-me intrigado: como é que uma pessoa, aos 57 anos de idade, completos- não se esqueça do detalhe: completos, sai de casa sozinha, sem cadeira de rodas, sem uma bengala, sem um andador, sem um parente segurando de cada lado, e vai até o caixa eletrônico de um banco? Incrível, isso! Simplesmente incrível. Cinqüenta e sete anos de idade!! O que é a vida atual, meu Deus! A pessoa ultrapassar meio século de vida numa boa, podendo ir até o caixa eletrônico de um banco, conseguir expressar sua insatisfação ao ver a fila sendo furada, e ainda ter forças para cair ao chão depois de agredida!! Impressionante ! É realmente impressionante a qualidade de vida que a ciência nos permite ter hoje em dia!!
   Eu imagino, Datena, que na sua idade, que deve estar aí por volta dos vinte e poucos anos, 57 anos parecem ser a idade mais ou menos de um Matusalém, mas talvez, quem sabe, com muita sorte, saúde, dietas, malhação, regime pra desarredondar a cara e o corpo, você consiga chegar  à idade do “velhinho” agredido.
    Se eu não fosse apenas um pobre ancião, trêmulo, quase moribundo, desmemoriado, com catarata, pressão alta, pressão baixa,  e todos os outros males da senectude, devido à minha avançadíssima idade,  e tivesse a mesma linguagem livre abusada dos jovenzinhos  de hoje em dia, jovenzinhos como você,  teria coragem de  dizer-lhe que....Deixa pra lá, vai.
   Eu sei que você não vai acreditar, Datena, mas eu tenho 60 anos, dois meses e 2 dias. Completos! Caso tenha alguma dúvida, posso lhe mostrar minha certidão de nascimento que, aliás,  D. Pedro I assinou como testemunha.

  Justificando o título: Eu disse que o Datena me dá pena porque é mais do que evidente que uma pessoa realmente bem educada teria discernimento suficiente para chamar um homem  de 57 anos apenas de senhor, enfatizando o senhor para conseguir a dramaticidade necessária.  Preocupado apenas em dramatizar ainda mais o já triste caso de um cidadão agredido por um covarde revestido de autoridade, não se importou de aborrecer a nós, os milhões de Senhores deste país. É uma pena porque não desgosto do Datena como apresentador. Acho mesmo que esse menino leva jeito. Precisa é de um pouco de polimento.
Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 22/06/2007
Reeditado em 29/07/2007
Código do texto: T537336
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.