TENTAÇÃO - [TEXTO 11]

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

( Texto 11)

A TENTAÇÃO É O RESULTADO DE FALHAS HUMANAS

O texto usado no início destas considerações - Tg. 1:14-15 diz:

"Cada um é tentado (PEIRASMOS) pela sua própria cobiça (EPITYMIAS = desejo forte) quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido dá a luz ao pecado; e o pecado uma vez consumado, gera a morte".

Dois dentre os apóstolos de Jesus foram tentados; um caiu e se levantou - Pedro. O outro caiu e ficou prostrado - Judas. Um foi tentado pelo Diabo; o outro endiabrou-se:

"Então Maria tomando uma libra de bálsamo de nardo puro e mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-LO, disse: Porque não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? - Isto disse ele não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava". - Jo. 12:3-6.

"Tomou pois um pedaço de pão e, tendo-o molhado, deu-o a Judas filho de Simão Iscariotes. E, após o bocado imediatamente ENTROU NELE SATANÁS..."- Jo. 12:3-6.

A queda de Judas, como a queda de todo homem, não foi um fato repentino, sem plano e sem motivo. O motivo vinha de longe. Há faltas, pecados, lacunas, que abrem espaço à tentação. Um abismo sempre chama a outro abismo maior...

Judas era ladrão!...

"Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo" - Ef.4:26.

Daí que o EUSEBIO, o devoto, o que se consagra a Deus tem menos falhas e, como já evidenciamos, quanto mais santo MENOS tentado, pois a tentação é resultado de falhas humanas.

Quem lê o livro de Jó, e não somente os primeiros capítulos, descobre que bem no fundo o patriarca irrepreensível abrigava uma espécie de orgulho, o que levou Deus a repreende-lo.

Toda justiça humana é relativa: "Muitas dores terá que curtir o justo" - Isto porque, não há homem que busque fazer o bem e nunca peque. Todo homem é como a erva; seca-se a erva e cai a sua flor...Paulo, o apóstolo escreveu:

"Eu na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente nem espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal INFÂMIA seja em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus nosso Senhor, ENTREGUE a Satanás para destruição da carne" - I Co. 5:3-5.

"E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais

E N T R E G U E I a Satanás para serem castigados (PADEUTHOSIN = corrigidos como crianças) a fim de não mais blasfemarem " - I Tm. 1:20.

As falhas abrem espaço à tentação e colocam o homem a disposição do Maligno por direito e por requerimento deste... - Mas:

Ser tentado não significa obrigatoriamente ser obrigado a cair.

A passagem bíblica que relata o diálogo entre Deus e Caim é de uma tremenda e poderosa profundidade doutrinária: "Então lhe disse o Senhor: Por que andas irado? Por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem não é certo que serás aceito? Se todavia procederes mal, eis que o pecado jaz a porta; o seu desejo será contra ti, MAS A TI CUMPRE DOMINÁ-LO." - Gn. 4:6-7.

A responsabilidade de vencer quando em tentação é de exclusiva escolha daquele que é tentado. Há um livre arbítrio também neste particular da vida humana. Deus pode ajudá-lo, porém das atitudes do homem dependerá o cair ou o ficar em pé.

Os exemplos bíblicos de homens que não caíram quando tentados são inúmeros, como os de José do Egito, Daniel, Sadraque, Mesaque e Abdenego, etc, etc... Daí a expressão do Senhor Jesus à Igreja em Éfeso: "Tens perseverança; suportaste provas por causa do meu nome e não te deixaste esmorecer". - Ap. 3:3.

As armas que levam a vitória contra a tentação são: Fé, paciência, devoção (piedade), perseverança e oração. Repetimos: Ninguém é obrigado irremediávelmente a cair. Tiago escreveu:

"Bem-aventurado o homem que suporta com perseverança a tentação (PEIRASMON) porque depois de ter sido aprovado (DOKIMOS) receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam" - Tg. 1:12.

Ser tentado é ser pressionado, empurrado; mas o direito de resistir é sempre do homem. Um dos segredos da vitória sobre a tentação é que toda tentação tem sempre um escape.

O texto de I Co. 10:13, já citado por nós quando focalizamos o fato de que Deus pode livrar-mos NA e DA tentação, nos transmite o ensino de que por quatro razões poderemos, com grande margem de vantagem a nosso favor, sair vitoriosos:

1) - Não nos sobrevém tentação que não seja humana.

2) - Deus é fiel (segue as regras por Ele mesmo estabelecidas).

3) - Não permitirá que sejamos tentados além das nossa forças - (a tentação é equivalente à capacidade individual).

4) - Junto com a tentação vem o livramento (a porta de escape).

Assim sendo, a tentação não nos obriga INFALÍVELMENTE a cair. Ela é apenas uma proposta, uma propositura... A decisão quanto a aceitá-la ou rejeitá-la será sempre nossa:

"Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação; na oração, perseverantes". - Rm. 12:2.

"Vós sois os que tendes PERMANECIDO comigo nas minhas tentações"...- Lc. 22:28.

"Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias PROVAÇÕES, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes". - Tg. 1:2-3.

A necessidade da "ação completa da perseverança" indica-nos aquela disposição interior que precisamos ter para resistir, suportar, enfrentar e superar a tentação. Seja de qual origem ou de qual qualidade, nossa posição deve ser de expectativa de vitória. Paulo escreveu:

"Mas graças a Deus , que nos conduz em vitória por nosso Senhor Jesus Cristo".

A expectativa de vitória no Senhor nada mais é do que uma atitude de fé. Alegrar-se numa tentação parece paradoxal se não entendermos que é dessas provações que saem nossa edificação, nosso crescimento e nossa promoção na vida espiritual.

Só Jesus.

________________________

O Pr. Th. Honoris Doctor, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

No Google: serafim isidoro textos.