O HOMEM TENTANDO A DEUS - Texto 12

PALAVRAS DE VIDA

Pastor serafim Isidoro.

O HOMEM TENTANDO A DEUS

Da parte do homem, a tentação que este faça a Deus será sempre uma PROVOCAÇÃO.

Embora o termo grego utilizado nas Sagradas Escrituras seja o mesmo PEIRASMOS, o homem tentando a Deus significa um ser inferior, pequeno, insignificante, limitado e ignorante provocando o Ser Supremo (HYPSISTOS = Altíssimo) que é: Onisciente, Onipotente, Onipresente. É o carnal tentando o espiritual. Logicamente soa absurdo, inconcebível, a declaração de que o homem tente a Deus... Mas as Escrituras e os exemplos da vida prática aí estão para confirmar essa verdade que choca: "Não seguirás a outros deuses, nenhum dos deuses dos povos que houver no meio de vós, porque o Senhor teu Deus é Deus zeloso no meio de ti, para que a IRA do senhor teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra. Não tentarás (PEIRASMOS - Septuaginta) o Senhor teu Deus, como O tentaste em Massah"...- Dt. 6:14-16.

"E chamou o nome daquele lugar Massah e Meribah, por causa da contenda dos filhos de Israel e porque tentaram (PEIRASEIN - Septuaginta) ao Senhor dizendo: está o Senhor no meio de nós ou não?" - Ex. 17:7.

Através de todos os tempos, tem sido uma estultícia o homem não considerar a grandeza, a majestade, a soberania de Deus, buscando às vezes igualar-se em nível com Ele, a ponto de discutir, QUESTIONAR, insistir, instar insolentemente como quem seja ALGUÉM,e alguém que esteja exigindo, provocando, desafiando ao Seu CRIADOR. É o barro dizendo ao oleiro: "Por que me fizeste assim?"

O povo Israel, na época de sua peregrinação pelo deserto, é uma lástima de incredulidade - quem não crê em Deus o faz mentiroso - uma lástima de desafio e de rebeldia contra Deus, o Altíssimo (EL-ELYON - hebraico) o Deus Todo Poderoso (EL-SHADAI - hebraico) o Senhor que fez os céus e a terra (ELOHIM - hebraico). Deus não é homem para que minta; (Ele não é homem para que míseros mortais O afrontem. Todos os que isto insolentemente fizeram foram punidos, despojados, destruídos. Mas a ignorância, o não conhecimento da pessoa de Deus, leva tais a tentar (PEIRASMOS) a Deus. Daí, nossa primeira afirmação nesta doutrina que aqui estamos focalizando:

A tentação do homem a Deus é uma provocação.

"Está o Senhor no meio de nós ou não?"

"Por que não temos água para beber? "

"Por que o Senhor nos tirou do Egito? "

Por que?... - Por que?... - Por que?...

A não submissão aos propósitos divinos conduzirá infalivelmente o homem a:

TESTAR / PROVAR / TENTAR / EXPERIMENTAR

P r o v o c a r a Deus – (peirasmos).

O opróbrio e a condenação do Diabo, citados em I Tm. 2:6-7 foram causados pela NÃO SUBMISSÃO

ORGULHO

TENTAÇÃO À DEUS.

Diante do Senhor todo joelho se dobrará e toda boca ficará calada. Falou o Senhor, cale-se toda a terra... A humildade e a mansidão são virtudes primeiras na vida cristã. O temor (fobos-medo) do Senhor é o princípio da sabedoria. Onde Israel fracassou, a Igreja é instada a ter vitória. Jesus, o Senhor, diz:

"Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e alcançareis descanso para as vossas almas"...

"No sossego e na paciência possuireis as vossas almas..."

O ponto central do N.T. é a figura do ESCRAVO (DOULOS). Jesus se identificou como escravo de Jehová; Paulo se identificou como escravo (DOULOS) de Cristo e os crentes são escravos de Cristo e de Deus...As traduções da Bíblia feitas em língua portuguesa traduzem escravo (DOULOS) como SERVO, o que disfarça um pouco a clareza, a rudeza do termo usado por Deus nas Escrituras.

Mas, diante de Deus, o homem nada é; apenas um escravo. Voluntário ou não, a soberania de Deus sobre ele impera. Os maiores e mais famosos homens pecaram, erraram - toda carne é como a erva...

Nossas justiças são como trapo de imundície. Apesar de filhos de Deus por adoção, e coerdeiros com Cristo, ainda continuamos como Seus escravos. Temos esse tesouro em vaso de barro.

O homem é pó... Só Deus é Altíssimo!... Nunca acontecerá da humildade fazer mal a alguém. A arrogância, o orgulho, a ostentação, estas sim, ofendem a Deus e desencadeiam Sua ação contra os filhos dos homens.

A primeira insolência humana a ser punida foi a de Caim que disse que não era o guardador do seu irmão. A moderna e comum expressão "Deus é nosso paisinho" soa irreverente, insolente diante da majestade de Deus. Ele é O PAI.

Quando os Serafins, (seres celestiais) voavam sobre o trono dEle, cobriam com as asas os seus rostos, cobriam com as asas os seus pés - sinal de reverência, submissão e humildade!...Paulo, o apóstolo, a Deus assim se refere: "Ao rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos, amém"... - I Tm. 1:17.

No dizer desse querido apóstolo, não devemos usar da liberdade para dar ocasião à carne (SARCS - natureza humana). Nossos padrões precisam ser bíblicos, orientados pela Palavra de Deus, e não pela aparência de piedade calcada em padrões humanos de linguagem que julgamos modernos. Há grande perigo em querermos simplificar demais o Evangelho, tornando-o uma linguagem comum acessível especialmente aos jovens dos nossos dias. É necessário um limite quando se trata do relacionamento com Deus. Respeito pelas sagradas escrituras.

Recordo-me de que a anos atrás, quando consertava um aparelho de rádio, achei estar em quantidade demasiada os capacitores e os resistores nele empregados. Comecei então por cortar aqui e ali, aqueles que julguei supérfluos. O rádio continuou funcionando, agora a meu ver, muito mais SIMPLES. No dia seguinte à entrega do aparelho ao seu dono, este regressou para dizer-me dos "apitos" e dos "uivos" que a noite o seu rádio fizera. Só mais tarde vim a entender que os componentes por mim retirados faziam parte do controle automático de frequência, que justamente servem para que no período da noite o aparelho se proteja do "fadding"...

Devido à nossa humana ignorância ofendemos, provocamos, tentamos a Deus. - "Errais em razão de não conhecerdes as Escrituras e nem o poder de Deus"- disse Jesus aos fariseus de Sua época...

Ao nos aproximarmos de Deus precisamos reverenciar- nos o bastante que nos lembre nossa posição de inferioridade, dependência e humilhação. É de joelhos que o homem se aproxima de Deus!...

É em outro nome que não o seu próprio que o pequeno ser humano dEle se aproxima: é no nome e nos méritos do Cristo, o Justo que se deu em propiciação e redenção por todos nós!...

Quando o sagrado texto diz que devemos nos aproximar do trono da graça com OUSADIA, não quer dizer: com insolência. A palavra grega aí usada é PARRESIAN, que quer dizer: "claramente" - Jo. 16:29 e "abertamente" - At. 2:29. Indica LIBERDADE de oração e não ABUSO de assunto...

ISRAEL TENTOU A DEUS !... - Provocou - O !...

Provocou a Sua reação; provocou a Sua ira; provocou a Sua ação contra o povo. Rebelou-se contra o Senhor. Exigiu-lhe razões... Desfiou-O: "Disse o Senhor a Isaías: agora sai tu com o teu filho que se chama "Um resto Volverá", ao encontro de Acaz... e diz-lhe: acautela-te e aquieta-te; não temas nem desanimes o teu coração por causa desses dois tocos de tições fumegantes Reizin, rei da Síria e Peca, filho de Remalias... - E continuou o Senhor a falar com Acaz dizendo: Pede ao Senhor teu Deus um SINAL, quer seja em baixo, nas profundezas ou em cima, nas alturas.

Acaz, porém, disse: Não pedirei e não tentarei (PEIRASMOS - Septuaginta) ao Senhor" - Is. 7:3-4 - 7:10-12.

Acaz conhecia o Senhor... - Quando se confia - obviamente - não se duvida; não se precisa de SINAIS. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêm. A Palavra de Deus - e só ela - é suficiente para que Acaz saiba que Deus cumprirá o que diz. Acaz não quer "questionar" a Deus. Ele teme ser insolente. Prefere esperar com paciência no Senhor; ele não quer TENTAR a Deus...

Vede o resultado: "Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho, e Lhe chamará EMANUEL. Ele comerá manteiga e mel quando souber desprezar o mal e escolher o bem; na verdade, antes que este menino saiba desprezar o mal e escolher o bem, será desamparada a terra, ante cujos dois reis tu tremes de medo"...- Is. 7:13-16.

Deus entregou ao rei uma revelação messiânica para tempos distantes, uma das mais importantes profecias do V.T.

O Salmo 78 diz que: "Tentaram a Deus em seus corações pedindo comida..."

Em Mt. 4:7 é o Senhor Jesus Quem cita as Escrituras dizendo: "Não tentarás ao Senhor teu Deus..."

Em Hb. 3:8-11: "Não endureçais os vossos corações como foi no dia da tentação (PEIRASMON) no deserto, onde vossos pais me tentaram (EPEIRASEN) pondo-me à prova. Por isso me indignei com essa geração e disse: estes sempre erram no coração... Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso...".

Só Jesus.