Tecnologias educacionais: revoluçao tecnológica

Não se pode negar a importância da tecnologia e o avanço tecnológico. Hoje é inconcebível a idéia de um retrocesso no que diz respeito aos diversos meios e métodos tecnológicos. Ganha a humanidade, ainda que em detrimento de um grande número de pessoas. Em verdade, a tecnologia vem fazendo parte do cotidiano desde a descoberta do fogo, e mesmo anterior a isto, onde se esfregava dois gravetos até sair faíscas, e vem se renovando, se modernizando e se adequando às novas necessidades. Vale ressaltar, porém, que grande massa da população, por X motivos, vive ainda às margens tecnológicas, e como marginais, tecnologicamente falando, são os primeiros a arcarem com as sérias conseqüências oriundas desta nova forma de vida (digo: vida tecnológica). No que tange a educação, temos dois tipos de analfabetos: os tradicionais, que não tem domínio da escrita e leitura, no entanto em grande parte professores no que diz respeito a tecnologias sofisticadas como computadores e máquinas diversas; e os letrados, porém analfabetos tecnológicos. Um árduo caminho à frente do educador: educar, ensinar a escrita e a leitura tradicional, isto é, a alfabetização e os conhecimentos do curriculum tradicional; e ensinar, tirar do analfabetismo moderno, tecnológico, aqueles que por algum dos incontáveis motivos, não têm acesso ou conhecimento destas novas técnicas indispensáveis à sobrevivência da vida contemporânea. A grande questão é que não adianta, no entanto, nossos governantes enriquecerem nossos estabelecimentos de ensino com as mais sofisticadas máquinas e programas, se nossos educadores são analfabetos em relação às mesmas, ou mesmo demonstram aversão a estas novidades. Diria que aqui, em sua maioria, os alunos com maior grau de dificuldade de aprendizado, se tornam professores, e, por sua vez, nossos tradicionais educadores, se tornam discípulos.

Não me resta dúvida quanto ao avanço e a importância da tecnologia em nossas escolas. Desde a elaboração e apresentação de palestras; preparo de trabalhos diversos como elaboração de provas e planilhas de cálculos, enfim, em tudo, estes meios de comunicação e trabalho são super necessários e já não se pode imaginar a vida sem estas facilidades. São essenciais na prática pedagógica, e auxiliam na economia de tempo e mesmo no aprendizado; porém, se quisermos colocá-las a serviço da educação e assim diminuir a grande distância existente entre tecnologia e a sociedade, faz-se necessário o preparo adequado de educadores para mais este grande desafio educacional.

Educação e tecnologia caminham juntas, encurtam distâncias, modifica e prepara a sociedade para a nova visão de mercado de trabalho; no entanto, o sucesso dependerá do esforço conjunto entre governantes, educadores e alunos.

BJ Duarte
Enviado por BJ Duarte em 04/07/2007
Código do texto: T552266
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.