OS CRUS

OS CRUS

HERIBALDO DE ASSIS *

Nós espiritualistas utilizamos a expressão “ainda está cru” para designar uma pessoa que ainda não está evoluída espiritualmente - o termo cru (utilizado no âmbito culinário para designar um alimento que não está bem cozido) também é utilizado no âmbito espiritual para adjetivar um espírito não evoluído.

Convém ressaltar que as palavras cru e cruel pertencem ao mesmo campo semântico – portanto,podemos inferir que pessoas não cruas (ou seja,evoluídas) não cometem atos cruéis.Assim a crudeza humana é responsável por atos cruéis, hediondos, egoístas e vis – sem a necessária evolução espiritual o ser humano continuará cru, cruel, ignorante, egoísta e inconseqüente....

E evolução espiritual é muito mais do que freqüentar uma igreja, repetir ou memorizar palavras escritas em um livro pretensamente sagrado – mesmo que um ser humano freqüente uma igreja durante 365 dias do ano e fique rezando 24 horas por dia jamais conseguirá atingir um excelente nível espiritual.

O caminho da Verdadeira Espiritualidade é muito mais complexo, árduo e revolucionário – portanto, comportamentos padronizados, receitas prontas e meras memorizações de um livro pretensamente sagrado de nada servem para se obter a elevação espiritual.

Pessoas com mentes medianas (mentes pequenas jamais compreenderão mentes grandiosas) ficariam perplexas e até horrorizadas com os métodos utilizados por mestres orientais para alcançarem a elevação espiritual – esses métodos consistem no desprezo ao próprio corpo, ás convenções sociais e ao ego (o ego é um grande obstáculo no caminho da espiritualidade)... E na conturbada e barulhenta civilização ocidental pautada nas aparências, nas formalidades e nas posições sociais – o culto ao corpo, ao ego e ao status social constituem a verdadeira religião do ocidente.Lembro-me da jovem Marie-Bernard Soubirous (Bernadete Soubirous) - uma jovem francesa que vivia na cidade de Lourdes (França) e que passou a ter visões espirituais – Bernadete passou a ver e comunicar-se com um Ser de Luz que apresentou-se como sendo a Imaculada Conceição ( Mãe de Cristo).

Numa dessas aparições (diante de uma gruta) o Ser de Luz ordenou que a jovem Bernadete cavasse no lamaçal que estava diante da gruta, mergulhasse o rosto nele e comesse algumas ervas que brotavam do fundo da gruta - então Bernadete cavou o lamaçal com as mãos nuas, esfregou seu rosto juvenil na lama e, de joelhos, comeu as ervas da gruta... Então a multidão de curiosos (350 pessoas) que estava no local para tentarem ver o Ser de Luz começou a zombar da jovem Bernadete - para os ignorantes habitantes de Lourdes aquilo não passava de loucura, de demência... De repente, para o espanto de toda aquela multidão, daquele lamaçal começou a esguichar uma límpida água vinda do fundo da Terra – era uma água milagrosa que curou e continua curando diversas enfermidades (inclusive casos de cegueira, tuberculose e paralisia)...

Outro caso é o do jovem italiano Giovanni di Pietro di Bernardone ( São Francisco de Assis) - um jovem que, no ano de 1206 renunciou toda riqueza (a família dele era uma das mais ricas da Europa Medieval), dedicou sua vida a cuidar dos pobres, dos leprosos ,dos animais e que pregava o Evangelho de Cristo sem cobrar nenhum centavo !

E para esse fútil, consumista e materialista mundo hodierno privar-se das riquezas, do conforto e do luxo por vontade própria parece ser um ato insano. Portanto, o Caminho da Verdadeira Espiritualidade é loucura para o mundo mas é sabedoria para Cristo e para os Mestres Ascensionados !

*Escritor, Poeta, Filósofo, Compositor, Redator-publicitário , Roteirista e Licenciado em Letras pela Uesc - Universidade Estadual de Santa Cruz.E-mail: herisbahia@hotmail.com

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 16/03/2016
Reeditado em 01/11/2018
Código do texto: T5575452
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.